Piracicaba realiza a semana de luta da pessoa com deficiência

Caminha inclusiva realizada em 2024 – Foto: Arquivo

Com o tema Desmistificando a Deficiência, a XIII Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência terá início no dia 15/09. A primeira ação será a participação do presidente do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), Wander Vianna Santos, da Tribuna Popular da Câmara Municipal.

A programação seguirá durante a semana com palestras em escolas, o lançamento do Projeto Pega Visão, a Caminhada Inclusiva e será encerrada no dia 24/09, com a segunda edição do Desfile Inclusivo Estou Passando, na Estação da Paulista.

A semana é realizada em alusão ao dia 21 de setembro, instituído pela Lei n.º 11.133/2005, como Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data que simboliza a mobilização social pela inclusão, pelo combate ao capacitismo e pela valorização da diversidade, com apoio e parcerias da Secretaria Municipal de Cidadania e Parcerias, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras e da Câmara Municipal de Piracicaba.

Segundo Wander Vianna Santos, coordenador do Comdef, “a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência tem como objetivo principal mostrar que a pessoa com deficiência tem os mesmos direitos que qualquer outra, deve ocupar os mesmos espaços e ser respeitada como indivíduo de direitos. Desmistificar a deficiência é fundamental para que a sociedade reconheça que essas pessoas têm capacidade, produzem, estudam, trabalham e usufruem da vida. Quando garantimos acessibilidade, elas podem viver de forma igual a todos os cidadãos.”

Durante a semana, palestras sobre o tema serão realizadas em escolas da rede municipal, com o intuito de sensibilizar estudantes e professores sobre a importância do respeito e da inclusão.

PEGA VISÃO – No dia 18/09, às 20h, a Câmara Municipal realiza o lançamento do Projeto Pega Visão, em sessão com suspensão de expediente. A iniciativa apresenta dois vídeos: Quer me ver, escuta, com a audiodescrição de cada vereador, e Eu em Libras, com os parlamentares mostrando seus sinais em Libras. O objetivo é aproximar pessoas com deficiências visuais e auditivas de seus representantes, fortalecendo a participação política inclusiva.

CAMINHADA INCLUSIVA – No sábado, 20/09, das 9h às 12h, acontece a Caminhada Inclusiva. A concentração será em frente à passarela Estaiada, na Rua do Porto. O percurso atravessa a passarela, entra no Engenho Central e segue até o palco do projeto Bem-vindo ao Engenho, onde haverá apresentações culturais de entidades sociais do município, fala do Comdef e autoridades, além de uma atração musical.

O vice-coordenador do Comdef, Eduardo Azzini, reforça que a Semana também busca quebrar barreiras culturais e sociais. “Nosso papel é desconstruir preconceitos e paradigmas sobre a deficiência, mostrando que a pessoa com deficiência pode e deve estar em todos os lugares, ações e atividades do dia a dia. É preciso enxergar para além da deficiência e reconhecer o potencial de cada indivíduo”, afirma.

O encerramento da Semana será marcado pela segunda edição do Desfile Inclusivo Estou Passando, promovido pelo Centro de Reabilitação Piracicaba (CRP). O evento acontece no dia 24/09, às 13h, na Estação da Paulista, reunindo crianças, jovens e adultos com deficiências físicas, intelectuais, auditivas, visuais, múltiplas e pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

SERVIÇO – XIII Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência. De 15 a 24/09, em Piracicaba. Informações pelo e-mail [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima