
A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras definiu o cronograma de disputas da XVI Olimpíada Municipal da Melhor Idade. Com a participação de grupos da terceira idade do município, a competição será retomada este ano, após um hiato de seis anos, iniciado na pandemia. A cerimônia de abertura já tem data marcada: dia 1º de outubro (quarta-feira), às 15h, no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.
De acordo com a comissão organizadora, ainda no dia 1º de outubro, logo após a cerimônia de abertura, haverá a primeira rodada do voleibol adaptado 60+ feminino. No dia seguinte, tem início as disputas do quimbol, categoria 50+ feminino. A competição prossegue entre os dias 5 a 10; 13 a 17; 19 a 22; dá uma pausa entre os dias 23 a 29 de outubro por conta da participação de Piracicaba na Final Estadual do JOMI (Jogos da Melhor Idade); sendo retomada nos dias 30 e 31. Em novembro, as disputas acontecem de 3 a 7, quando será realizada a modalidade de dança de salão e, em seguida, a cerimônia de encerramento.
PARTICIPAÇÃO — De acordo com a professora da Secretaria de Esportes, Renata Ganciar, para participar da Olimpíada, o interessado deve fazer parte de um grupo da melhor idade participante e ter, no mínimo, 50 anos completos ou a serem completados em 2025.
OBJETIVO — Na opinião do secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro, o objetivo da Olimpíada é valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem-estar. “Queremos promover a congregação dos grupos com a prática do esporte e o convívio entre os participantes”. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3433-4588.