
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), teve aprovado um projeto de restauração de uma peça histórica de seu acervo: o modelo anatômico de um cavalo, criado pelo médico francês Dr. Louis Thomas Jerôme Auzoux. Este modelo raro, um dos poucos exemplares remanescentes no mundo e o único na América do Sul, foi doado à Esalq em 1910 pela Escola Politécnica da USP e, por décadas, foi utilizado em aulas de Fisiologia Animal.
O projeto visa restaurar a obra considerando sua integridade histórica, estética e anatômica. A restauração será realizada pelo Ateliê Daisy Estrá, que possui experiência em projetos de conservação e restauração de patrimônio cultural.
O LEGADO DO CAVALO DE AUZOUX – O modelo do cavalo, que pesa 65 kg e tem 258,5 cm de comprimento, 167 cm de altura e 50 cm de largura, é feito em camadas que mostram a anatomia completa do animal. Suas partes internas são construídas com metal, madeira, fibras de plantas e cola de peixe, enquanto a parte externa é de papel machê. Auzoux, que foi condecorado com a honraria “Officer of the Legion of Honour” em 1862, criou modelos para escolas veterinárias, e o modelo do cavalo foi apresentado pela primeira vez em 1845. Estima-se que apenas 100 a 150 desses modelos foram produzidos na época.
O projeto de restauração busca resgatar aspectos históricos da Esalq, como a criação da 5ª Cadeira (disciplina) de Zootecnia em 1900, na qual o modelo era utilizado. O restauro irá conectar o passado e o presente da instituição, tornando-se um objeto de estudo público e interligando o ensino, a pesquisa e a extensão universitária.
O processo de restauro, com duração prevista de 12 meses, incluirá a produção de um making-of para registro didático e a montagem de uma exposição permanente no Museu Luiz de Queiroz. Também será produzido um catálogo de acervo com 1.000 exemplares, contendo a história da peça, entrevistas sobre equinocultura e registros da instituição.
A exposição permanente no museu contará com a peça restaurada e projetos interativos para aprofundar os estudos sobre equinocultura na Esalq. Essas ações permitirão visitas monitoradas contínuas, oferecendo uma compreensão estética e simbólica da importância da obra para a equinocultura no Brasil.
APOIO FINANCEIRO E PATROCÍNIO – O projeto (aprovado no Artigo 18 da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, – Pronac 252733) busca financiamento no valor total de R$ 1.353.192,50 tendo a Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) como proponente e a Hemize Projetos Culturais responsável pela captação de recursos.
Empresas e pessoas físicas que patrocinarem o projeto poderão se beneficiar de incentivos fiscais, como a dedução de até 4% do Imposto de Renda para empresas tributadas pelo Lucro Real e 6% para pessoas físicas. Além dos benefícios fiscais, os patrocinadores receberão visibilidade de marca em materiais impressos e digitais, menções em mídia e a associação com um projeto de impacto cultural e educacional.
As cotas de patrocínio variam, com opções como a Cota Farwell, Cota Pegasus, Cota Mangalarga e Cota Única, cada uma oferecendo diferentes contrapartidas de visibilidade e destaque para o patrocinador.
Para mais informações sobre o projeto de restauro, entre em contato com o Escritório de Cooperação Nacional e Internacional da Esalq/USP pelo e-mail [email protected] ou fone (19) 3429-4419. Saiba mais: https://www.esalq.usp.br/em-foco/restauro-cavalo-auzoux.