
NO AR DA DITADURA
A professora, socióloga e escritora piracicabana Izelda Amaral, 77 anos, lança “No ar da ditadura”, obra em que resgata histórias que viveu e presenciou entre 1969 e 1971, período marcado pela repressão política no Brasil. Nascida em Piracicaba, onde viveu a infância e estudou no Instituto Baronesa de Rezende, na Vila Rezende, Izelda completou sua formação acadêmica em Araraquara e na Itália. Com linguagem direta e sensível, ela revisita memórias guardadas por mais de cinco décadas — do ambiente universitário à prisão e tortura sofridas pela Operação Bandeirante.
HARMONIA
O encontro do prefeito Helinho Zanatta (PSD), sábado, a partir das 7h30, na rua Moraes Barros, foi ótimo: reuniu secretários, assessores, colaboradores diretos, de vários escalões, e a harmonia na equipe foi registrada pelos dedicados servidores do Município. O prefeito Helinho brincou um pouco e seguiram, todos, unidos, para a entrega de obras. Muito bom.
FIGURAS
Carreiro e Carreirinho formaram dupla sertaneja das mais respeitadas e ouvidas no Brasil. Uma das suas músicas refere-se a figuras ilustres brasileiras, começando por Pedro Álvares Cabral, passando por Frei Henrique de Coimbra e Tiradentes. A certa altura, registram: “viva Getúlio Vargas que, na hora mais amarga, morreu, mas não fugiu”. Recado simples e objetivo.
IPASP
Há mudanças previstas na Administração Municipal, como, por exemplo, terminar com as listras tríplices para o Ipasp, podendo o prefeito escolher o presidente de um dos seus assistidos, sejam ativos e inativas. E acaba com a figura do vice-presidente. O tema, claro, será decidido pelos vereadores, e o PL está no Edifício Prudente de Morais, sede do Poder Legislativo.
REGINA
A atriz Regina Duarte, em vídeo, diz que “Brasil merece sanções do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump”. Sendo verdade isso, sem comentários, prezada atriz Regina Duarte. Este idoso e cansado Capiau está realmente foram do seu tempo, nasceu lá pelas outras épocas.
RAZÃO
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que, se eleito presidente da República, dará indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Tem razão Sua Excelência. Foi eleito governador dos paulistas por obra bem criadora do bolsonarismo. Os revolucionários devem tremer em suas tumbas, mas o chefe do Executivo demonstra “gratidão”.
CENSURA — I
Os comunicadores conseguem definir o que é censura? Este idoso e cansado Capiau vem procurando essa resposta há mais de cinco décadas. E, claro, tem exemplos, mas não uma definição, ainda.
CENSURA — II
Se a manifestação de 8 de janeiro de 2023 fosse civilizada, no exercício do Estado Democrático de Direito, com manifestações de ideias, teses, nada aconteceria aos que, como delinquentes, foram destruir as dependências da Praça dos Três Poderes. Portanto, não houve censura.
SONHO
Sonhar faz parte da vida e da boa vida. E faz bem para a saúde de todos nós, pobres mortais. Melhor viver sonhando do que simplesmente não sonhar para fazer, da vida, uma tristeza. Sonhando, vira tudo em beleza. E faz-se o que é possível.
MUNICIPALISTAS
A 67ª edição do Congresso Estadual de Municípios, promovida pela Associação Paulista de Municípios (APM), ocorreu durante 3 dias, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. Pela primeira vez em mais de seis décadas a Capital do Estado recebe a iniciativa, que teve mais de 60 horas diárias de palestras e painéis com lideranças políticas, gestores e especialistas de todo o País. Normalmente, foi realizado em estâncias turísticas e cidades praianas.
MDB
O empresário Erick Gomes é o novo presidente do MDB em Piracicaba. E, se alguém quiser saber das nuvens, só perguntar para ele, que é pré-candidato a deputado federal, como andam as nuvens… ora de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito.