
VISITA
No último final de semana, o ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSD), esteve na cidade de Itu, onde visitou o ex-prefeito Herculano Passos e a ex-primeira-dama e ex-deputada estadual Rita Passos. Curiosamente, Itu e Piracicaba são cidades ligadas à história do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes. Está em campanha para deputado federal o ex-prefeito de Piracicaba?
DEBANDADA — I
O último governador do PSDB saiu mesmo do ninho tucano. Eduardo Reidel percebeu que o Brasil mudou… e, de quebra, também percebeu que o PSDB mudou de lugar sem ele. Depois de 20 anos no PSDB, Riedel decidiu que era hora de trocar de time. Afinal, todo mundo sabe que mudança de partido é tipo trocar de roupa: às vezes só precisa ficar mais confortável.
DEBANDADA — II
Agora no PP, em federação com o União Brasil, Riedel basicamente entrou no “clube dos ex-tucanos que ainda querem governar”. Ele era o último tucano no comando de um estado… quase um Pokémon raro, mas que decidiu evoluir para outra forma política. Desde 2022, o PSDB anda perdendo governadores mais rápido que criança perdendo meias: primeiro Eduardo Leite, depois Raquel Lyra, e agora Riedel decidiu não ficar de fora da fila.
DEBANDADA — III
Em Piracicaba, o ex-prefeito Barjas Negri, agora no PSD, e a ex-secretária de Ação Cultural, Rosângela Camolese, já voaram para fora do ninho tucano. A lembrança é apenas a “cadeirada” que o candidato tucano José Luiz Datena aplicou no emergente Pablo Marçal, durante o debate para a Prefeitura de São Paulo.
BOLSONARISMO — I
Comenta-se que o bolsonarismo corroeu a base do PSDB. Analistas afirmam que o partido não conseguiu renovar suas lideranças e acabou sucumbindo às disputas internas. Nas eleições de 2018, João Doria foi eleito governador de São Paulo e chegou a apoiar Jair Bolsonaro à presidência, ganhando a alcunha de “BolsoDoria”.
BOLSONARISMO — II
Enquanto isso, Geraldo Alckmin se posicionava como opositor de Bolsonaro nas eleições, considerando a atitude de João Doria uma traição, já que Alckmin resolveu apoiar Márcio França (PSB) na disputa pelo governo do estado. Nos bastidores políticos, muitos afirmam que Doria foi um dos principais responsáveis pelo declínio do PSDB. Sempre há um culpado.
HOMENAGEM A JAGUAR
O jornal Capiau, encarte mensal da Tribuna Piracicabana, homenageia o fundador do Pasquim e pioneiro do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, numa página especial editada por Érico San Juan.

JAGUAR
Tive a felicidade de viver uma época e poder participar da iniciativa do primeiro Salão de Humor de Piracicaba e receber, pessoalmente de Jaguar, bem como de Millor, dois monstros do humor brasileiro, esta lembrança datada de 25/08/1974 e de agora divulga-la. (Antonio José Lásaro Aprilanti). Ótimo.