
Acontece hoje (20), a partir das 20 horas, no Teatro da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), apresentação do Hot Club International, grupo formado em Portugal e que reúne músicos de cinco países: Portugal, Holanda, Brasil, Ucrânia e Espanha.
A apresentação será beneficente à Casa do Bom Menino. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e serão vendidos no local com 30 minutos de antecedência, com pagamento em dinheiro ou pix.
O Hot Club International concentra-se no Gypsy Jazz (também chamado de Jazz Manouche ou Jazz Cigano), estilo inspirado em Django Reinhardt. Reúne os músicos Nuno Marinho na guitarra e voz (Portugal), Frank Meester no contrabaixo e voz (Holanda), José Fernando Seifarth na guitarra e voz (Brasil), Marian Yanchyk no violino e voz (Ucrânia) e Mário Pousada na guitarra e voz (Espanha).
O grupo foi formado em Portugal em 2016, país com o qual todos os integrantes possuem uma ligação. Os músicos tocam e cantam em suas línguas maternas, recriando a formação clássica do Quintette de L’Hot Club de France. O repertório reúne swing, música tradicional e canções populares dos países de origem dos integrantes. É a primeira vez que o grupo vem à América do Sul, para apresentações no Brasil e na Argentina.
O show é um “esquenta” para o 11º Festival de Jazz Manouche de Piracicaba, que acontece dias depois, de 22 a 24 de agosto, no Engenho Central, com entrada gratuita. A edição receberá grandes nomes como Robin Nolan (Inglaterra), Denis Chang (Canadá), Django Sessions (Argentina), Pat Zakarian (Armênia/Kuwait), Bina Coquet (Brasil), Mash Strings (Japão), Hot Club International (Portugal), Hot Club de Piracicaba (Brasil), Victor Angeleas (Brasil) e Yan Cambiucci (Brasil).
O 11º Festival de Jazz Manouche de Piracicaba é viabilizado por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com patrocínio da Drogal. A produção é da Empório Produções. A realização é do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. O evento conta com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo.
SERVIÇO
Mais informações sobre o 11º Festival de Jazz Manouche de Piracicaba podem ser obtidas no Instagram: @festivaljazzmanouchepiracicaba