CAPIAU POLÍTICO

Crédito: Andrea Soares

VISITA

O deputado federal do Partido dos Trabalhadores (PT) Rui Falcão (segundo da esquerda para a direita) visitou, ontem (16), a redação de A Tribuna Piracicabana, sendo recebido pelo diretor, Evaldo Vicente, e estava acompanhado pela vereadora Rai de Almeida (PT) e do seu assessor José Américo. É candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados, sempre atuou no Estado de São Paulo, e está visitando várias cidades para construir um projeto a ser apresentado ao eleitorado em 2026. Até 1988, Rui Falcão trabalhou como jornalista profissional em vários jornais, como Folha de São Paulo, e na revista Exame.

JULGAMENTO — I

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pediu ao presidente da Primeira Turma, o piracicabano Cristiano Zanin, para marcar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros réus do núcleo 1 acusados de participação na tentativa de golpe de Estado.

JULGAMENTO — II

Alexandre Moraes basicamente mandou um “convite de casamento” para Cristiano Zanin: “Confirme presença no julgamento, traje formal, data a definir, buffet por conta da Corte”. A expectativa é que o julgamento seja em setembro. Clima de “Rock in Rio”, mas com lineup de réus e atração principal Jair Bolsonaro, no palco “Plenário Sunset”.

JULGAMENTO — III

O STF vai julgar o chamado “núcleo 1”. Especialistas dizem que, se fosse série da Netflix, já estaríamos na terceira temporada — e ainda sem final feliz para o protagonista. Nada de julgamento virtual: vai ser presencial, com plateia e transmissão ao vivo. Quem sabe até com comentarista de plantão para analisar expressões faciais dos réus. Alexandre Moraes disse que “todas as diligências” foram cumpridas. Ou seja, chegou a hora do “vamos ver” — e não dá mais para pedir adiamento alegando falta de energia em casa.

JUVENTUDE

O deputado estadual Alex Madureira, que também comanda o diretório do PL em Piracicaba, resolveu investir na ala jovem do partido. Nesta semana, o deputado se reuniu com o jovem vereador de Campinas, Vinícius de Oliveira, para pegar umas dicas de como atrair a juventude para a base do Partido Liberal. Afinal, ninguém melhor que um vereador com cara de quem ainda paga meia no cinema para ensinar como conquistar novos filiados. Difícil?

MDB — I

O MDB participou ativamente das eleições municipais de 2024, elegendo dois vereadores em Piracicaba: um representante da Igreja Quadrangular e outro da Assembleia de Deus Madureira. Na época, André Augusti, então presidente do partido, foi candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Barjas Negri, ficando em segundo lugar na disputa.

MDB — II

Com o tempo, e já sob a presidência de Erick Gomes, o partido acabou se rendendo ao prefeito Helinho Zanatta, declarando apoio incondicional ao nobre alcaide de Piracicaba. Como sempre digo: a política é como as nuvens — às vezes está à esquerda, outras vezes à direita, mas, na grande maioria, permanece no bom e confortável centrão, e em cada situação de um jeito, ora de um lado, ora de outro lado.

foto: Divulgação

ANDRÉ — I

O presidente da Educativa FM, André Augusti (MDB), contesta o Capiau em relação a vários pontos da programação da emissora, depois que assumiu. E informa que possui, sim, registro de jornalista no Ministério do Trabalho, DRT São Paulo. Aliás, para este idoso e cansado Capiau, não é isso de tanta importância. Desculpas por essa falha. E André, que foi presidente do MDB e hoje continua na Comissão Executiva, anotou vários detalhes da nova programação, depois de 75 dias ter assumido a Educativa.

ENTREVISTAS — A crítica foi diante da redução do espaço dedicado a entrevistas na programação da Educativa FM. Anteriormente, a emissora reservava um horário diário, nas manhãs, para entrevistas ao vivo em estúdio, reunindo vozes das áreas artística, política, cultural e social do município. Esse espaço foi diminuído e a mudança na grade de programação limitou o debate sobre temas relevantes para Piracicaba. E, agora, felizmente, André anuncia a nova programação a partir do dia 18, segunda-feira. Ótimo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima