Acidentes de Trabalho – Mudanças climáticas são o eixo principal de semana municipal

Atividades acontecem em vários locais de 18 a 22 agosto – foto: Divulgação

A Cistt (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora) e o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), departamento da Secretaria Municipal de Saúde, realizam a 27ª edição da Sempat (Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho) de 18 a 22 de agosto, com o eixo principal “As Mudanças climáticas – Por um futuro sustentável, promovendo saúde e segurança no meio ambiente de trabalho”.

Segundo a organização, o objetivo principal é promover o debate sobre a relação entre saúde mental, segurança do trabalho e condições ambientais, com o intuito de fomentar ações de prevenção, promoção de saúde e cuidados dos indivíduos e da comunidade.

Na abertura do evento, no dia 18/08, às 8h, no Salão Nobre da Fumep (avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560, Areião), a procuradora do Ministério Público do Trabalho de Campinas, Luana Duarte Vieira Leal, abordará o tema “Mudanças Climáticas e o Impacto no Meio Ambiente de Trabalho e a Saúde do Trabalhador” e Alessandro José Nunes da Silva, técnico de Segurança do Cerest, vai abordar “Mudanças Climáticas e Condições de Trabalho dos Brigadistas Envolvendo Questões de Treinamento, Equipamentos e Jornada de Trabalho”. Na mesa de debate, o mediador será o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinoto.

No dia 19, a partir das 8h30, no anfiteatro do Simespi (rua Samuel Neves, 1601, Jardim Europa), o Comprat – Núcleo de sinais de alerta, aborda o tema “Gerenciamento de Risco de Fluxo de Tráfego na Indústria”, com o palestrante Diovaldo Fortunato Júnior, coordenador de Segurança e Saúde Ocupacional. Às 9h30, o tema é “Implementação e desafios na Aplicação dos Sinais de Alerta”, com o palestrante Daniel Folco, coordenador de Saúde e Segurança Sinais de Alerta da empresa Oji Papéis Especiais.

Na parte da tarde, no mesmo local, os temas são relacionados ao Núcleo de Educação do Comprat, Às 13h30, Thiago Oliveira, gerente de Saúde, Segurança do Trabalho e Patrimonial e Meio Ambiente da HMCSA fala sobre “Boas Práticas no Processo de Formação, Treinamento das Equipes para a Prevenção”.

Às 14h30, “Desafios e estratégias para montar um plano de formação para atividades de trabalho de alto risco de acidentes fatais” é o tema da palestra de Alessandro José Nunes da Silva, do Cerest Piracicaba.

Já no dia 20, das 8h30 às 12h, na sede campestre do Sintipel (Estrada Jacob Dihel, 17 e 119, bairro Conceição) acontecerá o 3º Encontro de Cipeiros das Indústrias do Papel, Papelão e Artefatos de Papel de Piracicaba com a palestra “Ações de sinais de alerta e prevenção de acidentes de trabalho”, com Alessandro José Nunes da Silva.

No dia 21, a programação acontece no Clube Recreativo dos Metalúrgicos (avenida Dois Córregos, 3.110) . Das 8h30h às 12h, os palestrantes Márcia Hespanhol Bernardo, psicóloga aposentada dos Cerests da Freguesia do Ó de Campinas e Francisco Mogadouro da Cunha, médico do Cerest de Campinas. A mediação será de José Antonio Fernandes Paiva, do Sindicato dos Bancários de Piracicaba.

No período da tarde, da 13h às 16h, o tema é “Adoecimento mental no trabalho: Relatos de experiência com sindicatos’, com os palestrantes Alana de Paiva Nogueira Fornereto, professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Ufscar, e Luciana Pena Morgado, professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. A mediação será de Wagner da Silveira, o Juca, do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba.

No dia 22, das 7h30 às 12h, no Clube Recreativo dos Metalúrgicos (avenida Dois Córregos, 3.110, Dois Córregos), o tema será o 13 º Encontro dos Cipeiros 2025. A primeira palestra está marcada para as 8h20, com o tema “Trajeto fatal? Não precisa ser assim”, com Márcio Roberto de Mattos, técnico em segurança do trabalho.

Na Mesa 1, às 8h40, o tema será “Contribuições da NR 1 para prevenção de acidentes de trabalho e adoecimento mental”, com o palestrante Rodrigo Vieira Vaz, auditor fiscal do trabalho, da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de São Carlos. Os mediadores serão Wagner da Silveira, o Juca, e Alessandro José Nunes da Silva, do Cerest.

Às 9h30, Tainá Barboza fala sobre “Acidente, a perspectiva de quem sofre” e às 10h15, tem início a Mesa 2, com o tema “Ações do Comitê de Prevenção de Acidentes Fatal (Comprat) e alerta como instrumento”. A apresentação será de Lousiane Angonesi, técnica de segurança da Unimil, e Gabriel Quintino, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos. A mediação será de Rodolfo Vilela.

Nos dias 18 e 19, a participação é aberta a todos os interessados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima