
Agosto é um mês de celebrações. É quando se comemora o aniversário da Piracicaba e da Câmara. No último dia 1º, a cidade completou 258 anos de fundação e, nesta segunda-feira (11), a Câmara Municipal celebra 203 anos de história. As datas serão marcadas por uma reunião solene no Teatro “Erotides Campos”, instalado no Engenho Central. Será um momento de reconhecimento e valorização de figuras que contribuem com o município, com a entrega dos Títulos de Destaque Legislativo e uma homenagem especial a quem atua há 30 anos de trabalho na Casa de Leis.
Solenidade também é uma tradição. Não é possível fixar com exatidão quando ocorreu a primeira reunião solene de aniversário com entrega de títulos, mas, sem dúvida, há décadas ela está no calendário legislativo e municipal. E os registros eternizam a história e trazem a recordação de outros tempos.
Há exatos 40 anos, em 1º de agosto de 1985, uma quinta-feira, a edilidade piracicabana celebrava o 218º aniversário da cidade, em uma solenidade imortalizada pelos fotógrafos da época e que hoje é o tema da série Achados do Arquivo, produzido a partir de uma parceria entre o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligado ao Departamento Administrativo, e o Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Piracicaba.
Nas imagens, que agora estão disponíveis para pesquisa pública no Acervo Histórico da Câmara, aparece a antiga configuração do Salão Nobre, com o público e os vereadores que formavam a legislatura (1983-1988), com o conjunto musical de Sergio Belluco e os homenageados: Manoel Lopes Alarcon (Contabilista do Ano) e Antônio Lubiani (Piracicabanus Praeclarus).
Um recorte de uma matéria do Jornal de Piracicaba, do dia seguinte à sessão solene, reforça o que é perceptível: um salão nobre lotado, que reuniu empresários, industriais, políticos, cidadãos, autoridades municipais, civis e militares.
A lista das autoridades é representativa: Adilson Benedito Maluf (prefeito), Dilermando Penteado Fiori (representante do deputado federal João Herrmann Neto), Ary de Camargo Pedroso (deputado estadual), Roberto da Costa Orlandini (Juiz de Direito da 2º Vara Cível da Comarca e diretor do Fórum), Paulo Affonso Leme Machado (promotor público), Orlando Miranda Ferreira (representando Adolfo Magalhães Lopes, delegado seccional de polícia de Piracicaba), Tercio Varella Sendin (comandante do 10º BPM), Walter Godoy dos Santos (engenheiro, diretor do ERG), Mario Mantoni (diretor da delegacia regional do Ciesp); Antônio Venicio Fellin (representando do Conselho Regional de Contabilidade), Plinio Osvaldo Assmann (presidente do Grupo Simão), Nelson Armani (inspetor-chefe da Polícia Rodoviária Federal), Roberto de Aquino Lord (presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhista), Comendador Young Ho Ha (representando o Cônsul Geral da Coréia do Sul), Benedito Viviani (prefeito de Charqueada), Antonieta Elisa Antonelli (prefeita de São Pedro) e Carrol Meneghel (prefeito de Americana). Além dos vereadores: Adalberto Felício Maluf (presidente da Câmara), Irineo Ulisses Bonazzi, Adeli Bachi Dias de Moraes, Alberto Carlos Piazza (Xuxo), Braz Rosilho, Bruno Prata, Elias Domingos da Silva, Elias José Napty, Isaac Jorge Roston Junior, João Sachs, Jorge Rodrigues Martins, José Coral, José Inácio Sleimann, Luiz José Forti, Mário João Michelin, Newton da Silva, Orlando Estevam Faganello e Sidney Bonachela.
Documentos iconográficos trazem, ao mesmo tempo, sentimentos de gratidão, mas também questões desafiadoras. As fotos eternizam um momento estático e deixam para o futuro o retrato de um determinado instante. Imagens não “falam”. Elas não dizem o que estava acontecendo, e, principalmente, não têm o poder de verbalizar o que aquelas pessoas retratadas diziam (ou pensavam) em cada uma das fotografias.
Foi possível obter um detalhamento maior destas imagens a partir da memória do ex-presidente do Legislativo, Antonio Messias Galdino, que contribuiu para que 22 imagens do evento de 40 anos atrás pudessem ser descritas e identificadas.
Ao olhar as fotos de 1985, portanto, paira uma reflexão. Como será que, daqui a 40 anos, a geração futura olhará as fotos da solenidade dos 258 anos? Será que a reunião solene comemorativa continuará existindo nos mesmos moldes? Como será a configuração para um possível novo salão nobre? Ou será que também ocorrerá em espaços diversos e simbólicos para a município? Quem serão os homenageados? Como será composta a Câmara?
Perguntas que só o futuro conseguirá responder. O futuro e alguns de nós que estarão lá para relembrar o passado.
ACHADOS DO ARQUIVO – A série “Achados do Arquivo” é uma parceria entre o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligado ao Departamento Administrativo, e o Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Piracicaba, com o objetivo de divulgar o acervo que está sob a guarda do Legislativo. As matérias são publicadas às sextas-feiras.