O documentário “Benzadeus”, de Fabiano Liporoni, está na semifinal de dois prêmios internacionais de cinema: Los Angeles Film Festival, categoria “Trendsetter Shorts” (criadores de tendência), e Austin Internacional Art Festival, categoria “curta metragem internacional”.
Lançado neste ano, o filme, produzido e filmado em São Pedro, apresenta as histórias de benzedores e benzedeiras do município e a diversidade dos métodos dessa prática religiosa ancestral.
Em 38 minutos, a produção audiovisual, viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, traz relatos inéditos sobre rituais e práticas populares que buscam trazer proteção, prosperidade, felicidade, saúde e bem-estar.
A trilha sonora foi feita especialmente para o projeto pelo músico inglês Wayne Hussey, vocalista da banda The Mission (sucesso por aqui nos anos 80 com a música “Severina”) e com passagens por The Sister of Mercy e Dead or Alive. A direção de fotografia é de Ricca Santana, fotógrafo de Piracicaba.
Contar histórias
O cineasta Fabiano Liporoni mora há 8 anos em São Pedro e acumula mais de 30 anos de experiência no setor audiovisual. Para ele, participar de prêmios internacionais é levar a rica cultura de São Pedro para o mundo.
“Sempre gostei de contar histórias ancestrais, como a da benzeção, e deixar essa cultura documentada para as próximas gerações. Esse reconhecimento é a prova de que essas histórias vão muito além do imaginado”, disse ele, que buscou inspiração na memória da avó, Maria, que também era benzedeira.