A TRIBUNA PIRACICABANA COMPLETA 51 ANOS

ANIVERSÁRIO — I

Este jornal A Tribuna Piracicabana completa hoje 51 anos de circulação diária e ininterrupta, sempre disposto a servir a coletividade de Piracicaba e Região, na defesa intransigente do Estado Democrático de Direito. Desde 1974, é um órgão independente — os fofoqueiros citam vários nomes como proprietários, normal no dia a dia do jornalismo — e está, desde a fundação, sob a direção do jornalista Evaldo Vicente, então com 20 anos, procurando definir da melhor forma suas edições diárias, de terça a domingo. E reafirma, principalmente aos neófitos em política ou Política, que corrige todo erro, falha, porque não “inventa” notícia, como quer alguém muito ignorante afirmar. Só não corrige os erros se não for comunicado e agradece a quem o fizer.

ANIVERSÁRIO — II

Então, este idoso e cansado Capiau reafirma: parabéns para todos que contribuem para fazer, de A Tribuna Piracicabana, o segundo mais antigo jornal diário na cidade. E gratidão sem fim. Nesses 258 anos, reafirmamos nosso apoio para a instalação da Universidade Federal de Piracicaba, cuja campanha é liderada pela Professora Bebel, deputada estadual pelo PT e segunda presidenta da Apeoesp.

ANIVERSÁRIO — III

As comemorações de aniversário de A Tribuna Piracicaba serão especiais e de forma diferente. Na primeira semana de agosto, será divulgado o Encontro de Amigos que será realizado dia 29 de agosto, pelo que agradecemos desde já para quem aderir ao evento.

ELOGIO

O economista Joseph Stiglitz, chefe do Banco Mundial entre 1997 e 2000 e venceu o Prêmio Nobel de Economia em 2001, elogiou a postura do Brasil e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) frente ao tarifaço de Donald Trump. Mil parabéns.

LEI MAGNITSKY

Estados Unidos sancionam com a Lei Magnitsky, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes com a data de nascimento errada. O Itamaraty já prepara resposta: “Nosso ministro não nasceu sob pressão externa”. Será que temos que dar parabéns adiantado ou atrasado? Depende de qual fuso horário da democracia você está.

ERRO DO TIO SAM — I

Parece que até o Tio Sam tem dificuldade com datas de nascimento. A diferença entre 3 e 13 de dezembro pode parecer pequena… mas no STF, cada dia faz jurisprudência. Dizem que o OFAC errou o dia do nascimento do Ministro do STF Alexandre de Moraes. Alguém deve ter dito “thirteen” e eles entenderam “three teen”. A pronúncia do inglês americano tá dificultando as sanções!

ERRO DO TIO SAM — II

Enquanto no Brasil todo político tem o CPF e o nome completo na urna eletrônica, nos EUA estão lá tentando acertar no chute. Quase acertaram a data, erraram o ministro. Deve ter gente no OFAC pensando: “Esse Moraes aí é sagitariano ou escorpiano?”

ERRO DO TIO SAM — III

Com a data de nascimento errada, o risco agora é congelarem os bens de um homônimo em Osasco. Já pensou o pobre Alexandre Moraes, trabalhador com carteira assinada, ganhando um salário mínimo por mês, com cartão bloqueado por que os EUA confundiram os dados? Estados Unidos errando a data, Moraes agora tem argumento para um habeas data. Quando até o nome na lista de sanções vem com bug, é sinal que a diplomacia virou call center.

SEM EFEITO

Segundo o ministro Alexandre de Moraes, a sanção imposta pela Lei Magnitsky não tem qualquer efeito prático sobre ele. Moraes afirmou que não possui dinheiro investido nos Estados Unidos, tampouco pretende viajar para o país de Eduardo Bolsonaro — quer dizer, de Donald Trump. Na prática, a única restrição que realmente o afetaria seria ser impedido de frequentar a Neo Química Arena para torcer pelo seu Corinthians.

ELEGÂNCIA

O deputado estadual Alex Madureira (PL) parece ter feito uma limpa no guarda-roupa e reencontrado um elegante sobretudo bege, que roubou a cena na abertura da 3ª Expo ESG, quarta-feira (30), no Engenho Central. Estiloso, o corregedor da Alesp foi alvo de elogios por sua vestimenta — inclusive do gerente de comunicação da Acipi, o comunicador e mestre de cerimônias Evandro Evangelista.

FITNESS

Quem passou pela academia ontem cedo se surpreendeu: às 6h41 da manhã, o Secretário Municipal de Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro (Solidariedade), já estava no pique, mandando ver no treino de supino! Com disposição de sobra, ele mostra que conciliar saúde e rotina pública é possível — e ainda dá exemplo de disciplina e autocuidado. Bora seguir o exemplo? Trabalho, energia e foco, dentro e fora da secretaria! Infelizmente esse já cansado e quase aposentado Capiau fica mesmo se exercitando no levantamento de garfo.

AMIGOS

Durante sua participação na 3ª Expo ESG, realizada no Engenho Central, o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, destacou sua amizade com o ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSD). Em entrevista ao programa Piracicaba Agora, da TV Ativa, Nardes relembrou que conheceu Barjas em Brasília, quando ainda era deputado federal pelo Rio Grande do Sul.

FUGITIVOS – I

Este Capiau, idoso e cansado, sempre acompanha a discussão de que Piracicaba não tem a chamada “representação no Congresso Nacional”, com parlamentar ocupando cargo na Câmara dos Deputados e que tenha domicílio eleitoral na cidade. O último foi o deputado Antônio Carlos Mendes Thame, que atuou em Brasília até 2019, com atuação respeitável.

FUGITIVOS – II

Posto este debate – propagado aos quatro cantos pela classe política local – vale um olhar atento ao que (não) fazem os deputados federais Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli, eleitos pelo Partido Liberal (PL) de São Paulo. Ambos carregam um título vergonhoso para a nossa tão gloriosa Noiva da Colina, que nesta sexta-feira (1) celebra os seus 258 anos de fundação.

FUGITIVOS – III

Eduardo Bolsonaro obteve 10.195 votos na cidade (o que representa 4,87% do eleitorado local) e Carla Zambelli conquistou 9.080 votos (4,34% dos eleitores piracicabanos). Entre os deputados federais eleitos em 2022, ostentam o título primeiro e segundo colocados na cidade. Como ensinam os mais antigos, as urnas são soberanas, e disso ninguém duvida. Mas seus “cabos” é que deveriam refletir bem mais.

FUGITIVOS – IV

Agora, ninguém impede de se lamentar os 20 mil votos que se esvaíram da cidade em dois mandatos de políticos fugitivos. O primeiro em busca de uma conspiração contra o Brasil, atingindo em cheio não apenas o Estado de São Paulo, mas também Piracicaba. A segunda tentando fugir de uma pena decidida pela Justiça brasileira. Fugitivos ou traidores da Pátria? Alguém explica? São fugitivos ou apenas distantes?

DETALHE

Desses 20 mil votos, certamente poderia contribuir, em muito, para a eleição do hoje suplente de deputado federal Paulo Campos (SD), hoje assessor do deputado federal Paulinho da Força (SD). É um exemplo de como as nuvens continuam a sintetizar a atividade política em todos os níveis e para todos os cargos.

GUATAPARÁ — I

Mais de 5 mil eleitores de Guatapará, na região de Ribeirão Preto, vão às urnas no próximo domingo (3) para eleger a nova prefeita ou prefeito e vice-prefeita ou vice-prefeito. Esta eleição suplementar, que ocorre das 8h às 17h, foi convocada porque os eleitos em 2024 tiveram o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

GUATAPARÁ — II

Responsável pelas eleições de Guatapará, a 293ª Zona Eleitoral – Ribeirão Preto organizará o pleito em três locais de votação e 20 seções eleitorais. O calendário da eleição suplementar na cidade foi aprovado por unanimidade em sessão plenária do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), realizada em 12 de julho.

CANDIDATO

E para encerrar a edição de hoje, registro especial de que Wilson Trindade pretende ser candidato a deputado federal, sem citar partido. É o candidato já folclórico de Piracicaba, por vários anos. Servidor público municipal aposentado, corre atrás de legendas…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima