CAPIAU POLÍTICO DE PIRACICABA

foto: Divulgação

SOBERANIA NACIONAL

A deputada estadual Professora Bebel (PT) participou, na USP, do movimento pela Carta aos Brasileiros em defesa da soberania nacional (foto acima); abaixo, em Águas de São Pedro, a parlamentar coordenou evento em defesa das mulheres.

LULA — I

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou ontem (28) o projeto de lei Complementar nº 167/2024, que cria o Programa Acredita Exportação. A iniciativa tem como foco ampliar a base exportadora de micro e pequenas empresas (MPEs) por meio da devolução de tributos federais pagos ao longo da cadeia produtiva de bens industriais destinados à exportação.

LULA — II

A medida antecipa efeitos da reforma tributária, contribui para a redução do custo nas exportações e amplia a competitividade das MPEs no mercado internacional. Em 2024, esse segmento foi composto por 11,5 mil empresas, que representam 40% do total de exportadores brasileiros, com um volume de vendas externas de US$ 2,6 bilhões.

LULA — III

“O Acredita Exportação visa corrigir distorções do sistema tributário atual que penalizam os pequenos exportadores”, destaca o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. “Com a devolução dos resíduos tributários, essas empresas – que exportam produtos como móveis, calçados e vestuário – ganham fôlego para competir em igualdade de condições no mercado global”.

PESAR

Este idoso e cansado Capiau se solidariza com a família do ex-vereador e radialista Ademar do Carmo Luciano, carinhosamente conhecido como Luciano Jr., falecido no último sábado (26). Luciano exerceu com dedicação três mandatos como vereador, eleito pelo então PMDB, hoje MDB. Seu velório foi no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba, “Helly de Campos Melges”, onde diversos políticos, colegas de profissão e amigos prestaram suas últimas homenagens.

SOLIDÁRIO

O deputado estadual Alex Madureira (PL) esteve presente durante todo o velório de Luciano Jr., demonstrando solidariedade e apoio à família enlutada. Leonardo Franco Luciano, filho do ex-vereador, integra a equipe do parlamentar, o que reforça ainda mais os laços entre ambos. Em uma de suas postagens nas redes sociais, Madureira escreveu uma mensagem comovente ao jovem Léo: “Nunca te deixarei sozinho”, evidenciando seu carinho, preocupação e amizade neste momento tão difícil.

DESEMBARQUE — I

Chanceler do governo Lula, Mauro Vieira desembarcou nos Estados Unidos no domingo (27), com a missão diplomática digna de filme: evitar o “tarifaço” que Donald Trump — sim, ele mesmo, versão 2.0 — quer aplicar sobre importações brasileiras a partir de sexta-feira (1º). Uma tarefa difícil? Talvez. Uma maratona? Com certeza. E, como todo bom brasileiro, ele foi com fé e dois assessores.

DESEMBARQUE — II

Segundo fontes do Governo Federal, Mauro Vieira já fez um gesto nobre — quase um “aceno de paz” — e avisou ao alto escalão do governo Trump que está disposto a dar um pulinho até Washington. Desde que, claro, a Casa Branca mande alguém de “alto nível” para conversar. Nada de estagiário do comércio exterior, por favor.

DESEMBARQUE — III

“Se a parte americana demonstrar interesse, o chanceler está disposto a tratar de tarifas, como temos reiterado desde a primeira carta do presidente Trump”, contou, sob reserva, uma fonte do Itamaraty. A tal “primeira carta” de Trump, diga-se, provavelmente veio em caixa alta, com pontos de exclamação e, quem sabe, emojis de bandeira americana.

DESEMBARQUE — IV

Enquanto espera o chamado de Washington, Mauro Vieira cumpriu agenda em Nova Iorque nesta segunda (28) e cumpre também na terça (29), participando de uma conferência da ONU. Quem sabe, entre um painel sobre diplomacia e uma taça de vinho branco no coquetel da ONU, ele consiga um tempo para convencer o Tio Sam a pegar leve com o Brasil.

PERGUNTA

Antiga pergunta deste cansado Capiau: por que pode servir vinho (bebida alcoólica no Itamaraty), até com brindes, e um prefeito não pode colocar uma cerveja em Nota Fiscal para que o Município pague? Isso é antigo…

BUZINAÇO — I

Na manhã deste sábado (26), a Avenida Dr. Paulo de Moraes foi palco da 3ª manifestação contra o atual governo federal em Piracicaba. O protesto, intitulado “Buzinaço Fora Lula”, teve início por volta das 10h e foi organizado pelo Movimento Direita Piracicaba (MDP), leia-se vereador Renan Paes (PL).

BUZINAÇO — II

Por volta das 11h, o ato atingiu seu ponto alto, reunindo aproximadamente 200 participantes (será esse número?) que expressaram insatisfação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Supremo Tribunal Federal (STF). Os manifestantes reivindicaram mais justiça, liberdade e respeito à Constituição Federal.

BUZINAÇO — III

O mais curioso é que o vereador Renan Paes (PL) publicou em suas redes sociais uma imagem de dois integrantes do gabinete de um deputado estadual do PT, que estavam do outro lado da rua apenas observando e registrando o protesto no bolsão da Avenida Dr. Paulo de Moraes.

DÚVIDA

Fica a dúvida no ar: será que as imagens e os vídeos serão encaminhados à direção estadual do Partido dos Trabalhadores? Ou estariam apenas filmando para compor o acervo histórico da esquerda sobre manifestações da direita piracicabana. Importante, talvez, seja contar o número de manifestantes…

ALERTA

O líder do PSB João Campos ao presidente Lula (PT): alerta que, se priorizar apenas nomes progressistas nas chapas, Lula favorecerá a polarização e acabará facilitando a eleição de bolsonaristas ao Senado. Ótimo detalhe ao presidente Lula.

SOLIDÁRIO

O ex-prefeito de Charqueda Benedicto Viviane manifestou sua solidariedade ao povo de Piracicaba, tendo em vista o fogo que atingiu boa parte do Mercado Municipal, o Mercadão. “Sempre foi frequentador do local, desde quando, na década de 1960, ocupava o cargo de secretário da Junta do Serviço Militar, e minha prece é para que tudo seja resolvido em favor dos permissionários atendidos e do povo piracicabano, principalmente os que frequentam o nosso histórico Mercadão”, afirmou Viviane. Gratidão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima