
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, aderiu ao programa Muralha Paulista, do Governo do Estado de São Paulo. A ferramenta, que já está em funcionamento na cidade desde o mês passado, utiliza tecnologia para monitoramento e combate à criminalidade em tempo real.
Criado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), o Muralha Paulista integra as câmeras de monitoramento dos municípios ao sistema estadual, permitindo a identificação de foragidos da Justiça, pessoas desaparecidas e veículos roubados ou furtados. A plataforma foi implementada junto ao sistema do Centro de Inteligência Integrada de Piracicaba (CIIP), que concentra todo o videomonitoramento do município.
“Estamos trabalhando desde janeiro para que essa adesão fosse possível, com ações que incluíram análises jurídicas e de compatibilidade tecnológica, e agora concretizamos essa importante parceria com o governo do Estado e que irá melhorar a segurança da nossa cidade como um todo”, avaliou o prefeito Helinho Zanatta.
Por meio da pesquisa de placas, o sistema identifica veículos roubados ou furtados e, no caso de pessoas, possíveis registros relacionados à Justiça. “O maior benefício que o sistema traz é a segurança. Conseguimos monitorar a criminalidade, o que resulta em queda nos índices de crimes do município. A Administração já está trabalhando para ampliar o parque de monitoramento em prédios públicos e áreas comuns, com previsão de 100% de cobertura até o final do ano”, afirmou o secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Marchi.
Além da integração de imagens, o Muralha Paulista disponibiliza um aplicativo exclusivo para agentes das polícias Civil e Militar e para Guardas Municipais, permitindo consultas imediatas. A tecnologia cruza informações com o Banco Nacional de Mandados de Prisão e, em caso de correspondência, emite alertas para o centro de operações.
O CIIP – O Centro de Inteligência Integrada de Piracicaba (CIIP) integrou as antigas Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), da Guarda Civil Municipal, e a Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM), da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes. Possui alta qualidade de software e infraestrutura e conta com dois tipos de câmeras: um com grande aproximação de imagem, que tem o objetivo de monitoramento remoto, podendo até verificar uso de celular e falta de cinto de segurança ao dirigir. O outro tipo, que foi ampliado para todas as entradas e saídas da cidade, monitoram todos os veículos com leitura de placas.