Grupo de voluntários lança Espaço Cultural Kayapó

Com a presença de diversas autoridades políticas, projeto foi lançado na residência da professora Scheila Fernandez – foto: Divulgação

No último sábado, dia 19, a cidade de São Pedro foi palco de um momento especial e repleto de significado. Em um café da manhã acolhedor, oferecido na residência da professora Scheila Fernandez, lideranças políticas e comunitárias se reuniram para celebrar um marco importante para a educação e a cultura local: o lançamento do Espaço Cultural Kayapó.

Além da presença do deputado federal Vicentinho (PT) e da deputada estadual Professora Bebel (PT), o encontro teve a presença do prefeito Thiago Silva (PSD), do presidente da Câmara, Adriano Vitor (PSD), do secretário do Meio Ambiente e Agricultura, Rogério Bosqueiro, e de outras importantes lideranças da cidade.

De acordo com a professora Scheila, o objetivo da reunião não foi apenas de discutir projetos futuros, mas principalmente unir forças em torno de um ideal. “Transformar a vida de jovens por meio da arte, da educação e da valorização cultural”.

Ela explica que o Espaço Cultural Kayapó nasce como uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, com a missão de ser um centro dinâmico de arte, cultura, educação e socialização. “Instalado na sede da Associação Alpes das Águas – gentilmente cedida pela presidente da entidade, Sra. Adriana Brasil – o espaço oferecerá oficinas de marcenaria, tecelagem, teatro, horta coletiva, atividades esportivas e muito mais”, disse Scheila.

Pensado especialmente para os alunos da rede pública de ensino de São Pedro, a professora ressaltou que o Kayapó atuará no contraturno escolar. “Haverá também reforço escolar, apoio nas tarefas de casa, sempre com acompanhamento de educadores comprometidos com uma formação que vai além da sala de aula”.

E como aprender também exige cuidado e acolhimento, os participantes receberão diariamente um café da manhã e um lanche durante o intervalo das atividades. Tudo isso, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h, com início das oficinas previsto para o ano letivo de 2026. Todas as atividades serão totalmente gratuitas.

“KAYAPÓ” – O nome foi escolhido como uma homenagem aos povos indígenas que, no passado, trilharam os caminhos da região, abrindo rotas para os tropeiros e contribuindo com o desenvolvimento local. O professor Edson Keller, presidente do Espaço Cultural Kayapó, resume: “É a vez dos professores abrirem os caminhos do conhecimento, da amizade, da arte, da criatividade e do respeito para os nossos jovens passarem”, disse, ao frisar que São Pedro escreve um novo capítulo de sua história. “Um capítulo onde o futuro é construído com cultura, solidariedade e educação”.

 

 

3 comentários em “Grupo de voluntários lança Espaço Cultural Kayapó”

  1. Que legal! Será que também vão usar a pedagogia dialógica de Paulo Freire, onde se ensina o oprimido a desenvolver o seu próprio senso crítico? E se unir então esta doutrinação com as contribuições da programação neurolinguística será sem dúvida uma forma bastante diferenciada de educação popular a ser inoculada em meio a comunidade de São Pedro! Viva a Kayapó! Viva o professor Edson Keller!

  2. Que bacana! Mais uma ‘instituição’ bancada com dinheiro do pagador de impostos via emenda da deputada do PT e custeamento pela prefeitura via verba cultural! EEEEEBBBBAAAAAA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima