CAPIAU POLÍTICO DE PIRACICABA

NUVENS

Mês de julho, mês de recesso na área política. Nos bastidores, porém, mantém-se o ritmo das nuvens, ora de um jeito de um lado, ora de outro jeito de outro lado. E assim caminham os políticos: paixões em defesa de seus líderes. Os dois que mais se destacam em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Piracicaba, são o vereador Renan Paes e deputado Alex Madureira, pensando em direita.

ESQUERDA

Já na esquerda, a representante máxima do presidente Lula (PT) é a deputada estadual Professora Bebel (PT), que mantém ritmo acelerado em defesa da educação pública da qualidade, dos profissionais do serviço público, destacando-se o magistério. Por isso, comemora a isenção do Imposto de Renda (IR).

LEVANTAMENTO

Levantamento feito pela deputada estadual Professora Bebel (PT) revela que 91 milhões de brasileiros serão beneficiados com a aprovação do  Projeto de Lei 1087/25, do Governo Federal, que isenta de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5.000,00 por mês. “Essa isenção não é apenas uma medida econômica: é justiça tributária e transformará a vida de milhões de brasileiros e suas famílias!”, escreveu a parlamentar em suas redes socais.

IMPEDIMENTO — I

A Bancada do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) protocolou, nesta segunda-feira (21), um pedido de impeachment contra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo os parlamentares, o governador cometeu crimes de responsabilidade ao apoiar publicamente os ataques do governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump contra o Brasil.

IMPEDIMENTO — II

Além disso, Tarcísio de Freitas teria agido para favorecer a fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), investigado por tentativa de golpe de Estado.

IMPEDIMENTO — III

Os deputados afirmam que o governador Tarcísio extrapolou suas atribuições constitucionais e violou o dever de lealdade institucional ao se alinhar a interesses estrangeiros em meio a uma grave crise diplomática. O pedido é assinado pelos deputados estaduais Carlos Giannazi, Ediane Maria, Guilherme Cortez, Mônica Seixas das Pretas e Paula da Bancada Feminista.

SURTO — I

O pastor Silas Malafaia foi ao cinema assistir ao Apocalipse nos Trópicos, mas aparentemente achou que era uma sessão de “Louvor e Testemunho”. Quando percebeu que aparecia mais do que o protagonista, levantou aos gritos e abandonou o local. Faltou só dizer: “Tá amarrado”. O pastor ficou indignado por ser destaque no filme sem ter sido convidado para o tapete vermelho. Agora, já sabemos: se Petra Costa quisesse paz, era só cortar as cenas dele.

SURTO — II

Pastor Silas Malafaia parecia surpreso por aparecer tanto no documentário, como se não tivesse passado os últimos 10 anos dando entrevistas, gritando em púlpito, e marcando presença em Brasília. É quase um “Onde está o Wally?” evangélico. Petra Costa descobriu que missionários americanos vieram “evangelizar o Congresso” desde os anos 60. Agora, tudo faz sentido: não era o Espírito Santo… era a CIA com bíblia e gravata.

SURTO — III

Depois de Democracia em Vertigem, Petra lança Apocalipse nos Trópicos e consegue irritar o alto clero do bolsonarismo gospel. O próximo talvez seja Pentecostes em Colapso. Malafaia aparece como um dos principais nomes a influenciar votos com discurso religioso. Ou seja, ele é tipo um coach espiritual com canal de YouTube e bancada no Congresso. Resumo da crítica do pastor sobre o documentário: “Gritaria, revolta e ausência de unção. Preferia estar vendo Os Dez Mandamentos.”

PIX BLOQUEADO — I

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que obteve 10.195 votos em Piracicaba nas eleições de 2022 — apesar de atuar mais nos Estados Unidos do que no Brasil — acordou e descobriu que sua conta bancária virou miragem: o Pix foi bloqueado. Segundo o mentor político do vereador Renan Paes (PL), o ministro Alexandre de Moraes é um “ditador”. Curiosamente, o seu pai está sendo acusado de tentou fechar o STF em plena Praça dos Três Poderes, tudo isso seria apenas uma “brincadeirinha de quartel”.

PIX BLOQUEADO — II

Eduardo Bolsonaro prometeu denunciar tudo em Washington. Pelo visto, agora espera que a CIA desbloqueie seu Pix. Ao que tudo indica, o sono do “patriota” só voltará quando o extrato bancário estiver positivo novamente. Enquanto isso, o vereador Renan Paes segue firme nas redes sociais, publicando seu apoio incondicional ao grande amigo e mentor político. E já ensaia o bordão: “Avante ao Senado Federal em 2026!” — só resta saber se Eduardo voltará dos Estados Unidos até lá. Só Deus sabe.

EMENDAS — I

Uma pesquisa Genial/Quaest revelou que 46% dos brasileiros são contrários ao repasse de emendas parlamentares a deputados e senadores. Por outro lado, 38% são favoráveis à prática e 16% não souberam ou preferiram não responder. O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

EMENDAS — II

A pesquisa também revela um dado preocupante: 72% dos entrevistados desconheciam que o Congresso Nacional dispõe de R$ 50 bilhões em emendas parlamentares para distribuição. Apenas 27% disseram estar cientes desse volume de recursos. O resultado reforça o quanto a maior parte da população ainda desconhece os trâmites e mecanismos da política brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima