CAPIAU POLÍTICO DE PIRACICABA

Foto: Divulgação

BEBEL COMEMORA DEDISÃO DO TJSP

A deputada estadual Professora Bebel (PT) comemora a decisão do TJSP e diz que esses policiais, se contratados na escola cívico-militar, passariam a receber remuneração total maior que a dos professores.

SOLIDARIEDADE

“Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos. A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações. Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito”, eis a mensagem do presidente Lula (PT), sobre ações do presidente Trump, dos EUA.

MORTE

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lamenta a morte da cantora Preta Gil, aos 50 anos, neste domingo (20). A instituição se solidariza, neste momento de tristeza, com seus familiares, amigos e fãs.  Filha de um dos maiores nomes da nossa cultura, Gilberto Gil, Preta construiu sua própria trajetória artística, marcada por autenticidade, coragem e uma incansável defesa da liberdade e da diversidade. A artista deixa um legado de 12 obras musicais e 271 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil. Sentimentos.

FRANÇA – I

O ministro Márcio França (PSB) criticou duramente o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) por insinuar que as eleições brasileiras não são livres. Para França, a fala representa submissão à família Bolsonaro e afronta a história democrática de São Paulo. “Não aceitamos ter governador vassalo”, declarou.

FRANÇA – II

Em vídeo nas redes sociais, Márcio França questionou o papel do governador Tarcísio: “Você foi eleito por eleições ilegítimas? Então por que ocupa esse cargo?”. Para o ex-governador de São Paulo, ao duvidar da Justiça Eleitoral, Tarcísio trai os princípios democráticos que garantiram sua própria eleição.

FRANÇA – III

“São Paulo não tem compromisso com os erros de uma só família ou de uma gangue de traidores da pátria”, afirmou Márcio França, ao rebater a fala de Tarcísio que vincula a estabilidade do Brasil a uma suposta necessidade de anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Se não aguenta a pressão, renuncie.”

FRANÇA – IV

Ao reagir à declaração de Tarcísio, que sugere que o Brasil precisa garantir eleições livres para evitar sanções dos EUA, França lembrou que o governador foi eleito sem sequer ter raízes em São Paulo. “Você não conhece a história dos nossos heróis e nem respeita nossa memória”, disse, ao sugerir que o governador visite o mausoléu de 32, que guarda restos mortais de quem lutou no levante constitucionalista.

FRANÇA – V

Márcio França afirmou que Tarcísio deveria liderar com firmeza, não se deixar conduzir: “Não se submeta a duvidar ou colocar em dúvida o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, nossos juízes, nossos servidores públicos e os nossos votos. E o pior: é fazer isso só porque menino mimado mandou você fazer isso”, concluiu. Valeu, França. Bom é olhar para a bandeira de 13 listras, pelo menos de vez em quando.

ZÉ DIRCEU — I

Com referência ao presidente Trump e família Bolsonaro, o ex-ministro José Dirceu (PT) declarou que o que “está em jogo” é o bem-estar das famílias, a economia, a cultura e a soberania do país.  “Nós assistimos aos fatos lá nos Estados Unidos do assalto ao Capitólio (2021). Não é por coincidência que aqui repetiu-se no 8 de janeiro (2023). Todos nós conhecemos hoje, em detalhe, qual era o plano punhal verde e amarelo de assassinato do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro [do STF] Alexandre de Moraes”.

ZÉ DIRCEU — II

José Dirceu — candidato a deputado federal em 2026 — afirmou que há conspiração e ameaças que pairam sobre o Brasil.  “Membros da família Bolsonaro, não só Eduardo Bolsonaro, mas também Flávio Bolsonaro e o próprio Bolsonaro, conspiram nos Estados Unidos num ato criminoso de traição nacional”. Lamentável.

RADIO — I

Programa Cristão na Rádio Educativa FM já dá comentários. Feito pelo pastor Fernando Favoreto, de 60 segundos, um minuto apenas, há questionamentos se isso deve ou não deve. O diretor-presidente, André Augusti, lembra que, de manhã, todos os dias, um representante da Igreja Católica Romana também faz uma mensagem. E Favoreto só uma vez por semana.

RÁDIO — II

Como somos um Estado laico, o presidente Augusti já deu a entender que terá direito a fazer um programa de tempo parecido todo representante de religiões que procurarem a emissora. Augusti lembra, também, que é “apenas uma reflexão”. Em outras palavras, um minuto de paz. Que assim, seja!

PRAÇA

Reclamações são de transeuntes da Praça José Bonifácio. Precisa de limpeza todos os dias para amenizar a situação. “Mas se a Prefeitura mandar fazer a limpeza todos os dias, acho que melhora um pouco, até resolver a situação de melhorias aos moradores de rua”, afirma um leitor da coluna deste idoso e cansado Capiau. Esperamos.

REELEITO — I

O deputado federal Baleia Rossi é reeleito presidente nacional do MDB até 2027. A Executiva Nacional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) aprovou, por unanimidade, a reeleição de Baleia Rossi para a presidência do partido. O novo mandato se estende até 2027.

REELEITO — II

Desde que assumiu a liderança nacional, Baleia Rossi tem conduzido um processo de modernização interna, com foco na ampliação da participação de mulheres, jovens, negros e representantes da diversidade. Segundo integrantes da legenda, a gestão tem buscado fortalecer o diálogo interno e a atuação institucional do partido no cenário nacional.

BICHEIRO

O vereador Dr. Marco Bicheiro (PSDB) se manifestou nas redes sociais contra o reajuste de 18,48% na tarifa de água em Piracicaba. Segundo ele, o aumento é excessivo e, em alguns casos, até quatro vezes maior do que os praticados em cidades da região. “Não concordo com o aumento. Piracicaba escolheu a mudança, mas não foi para isso”, destacou o vereador.

MEU HERÓI — I

O vereador Renan Paes (PL), afilhado político do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), resolveu prestar sua homenagem de forma, digamos, bem ilustrativa. Em suas redes sociais, postou uma charge do “padrinho” com um avental estampado com a bandeira dos Estados Unidos, fritando um ovo e uma lula — e declarou, sem modéstia: De quem estou falando? Meu herói também é seu herói hoje? Em referência a Eduardo Bolsonaro.

MEU HERÓI — II

Nos bastidores da política piracicabana, já não restam dúvidas: Renan Paes é considerado o legítimo representante do bolsonarismo na cidade. Com direito a charge e tudo. Sim, este idoso e cansado Capiau sabe, muito bem, que cada um tem o seu herói, lembrando que, do deputado Alex Madureira, (PL), o ex-presidente Jair Bolsonaro, deve ser seu grande herói, progenitor da família que tem Donald Trump como líder.

POLENTA

O deputado estadual Alex Madureira (PL) passou na 28ª Festa da Polenta, no último final de semana em Santa Olímpia, tradicional reduto da cultura trentina em Piracicaba. Representante do clã Bolsonaro no Estado de São Paulo, Madureira esteve na charmosa Praça Padre Jacob Stênico, acompanhado do vereador Pedro Kawai (PSDB) e dos secretários municipais Carlos Beltrame (Ação Cultural) e Clarissa Quiararia (Turismo).

PRISÃO

O Ministro do STF Alexandre de Moraes deixou claro: Bolsonaro está proibido de aparecer até em eco. Nada de vídeos, áudios, figurinhas animadas, dublagens, transcrições ou até aquele “print do Zap”. Se aparecer na live do tio do churrasco, pode dar cadeia. Dizem que o novo desafio do Bolsonaro é vencer o modo “mudo do STF”. A regra agora é clara: nem pela voz do ventríloquo, nem pela mão do aliado, nem pelo story do sobrinho. Se tentar burlar, vai direto para a fase “prisão preventiva sem continuar”.

TELEPATIA

Fontes brincam que Alexandre Moraes só não proibiu a comunicação por pensamento porque ainda não tem como monitorar. Mas vai que alguém tente fazer um Tik Tok com leitura labial do ex-presidente. Melhor não dar ideia. Se Bolsonaro quiser continuar influenciando, vai ter que se contentar com mímica ou fumaça. O STF basicamente disse: “Quem cala, consente… ou evita o xadrez”.

MEIO TERMO — I

Tarcísio de Freitas está tentando ser o “MacGyver” da política: faz malabarismos para ser amigo do STF e, ao mesmo tempo, defensor fervoroso de Bolsonaro. Difícil equilíbrio, quase um show de circo jurídico. Ao falar que “não haverá paz social sem paz política”, Tarcísio basicamente lembrou ao STF que eles são a “tia do pavê” que ninguém quer irritar — mas que, no fundo, está pronta para soltar a tornozeleira do caos.

MEIO TERMO — II

O trecho que mais pegou mal foi esse, tipo aquele amigo que solta uma piada no meio da festa e todo mundo fica em silêncio constrangedor. Até os ministros “amigos” pensaram: “Será que ele está de provocação ou de brincadeira?”

MEIO TEMPO — III

Tarcísio tentou ser a ponte de diálogo, mas virou quase o pivô de uma novela jurídica. Virou o moderado que ninguém sabe se vai fazer a ponte ou se vai derrubar a ponte inteira. Entre o amor e o STF, Tarcísio faz malabarismos. Um passo em falso e pode acabar usando tornozeleira no baile do Planalto. Se fosse uma série, o nome já está escolhido: “Quem quer ser amigo do STF?”

ERICK GOMES

Em entrevista ao vivo na última sexta-feira (18) ao jornalista Ronaldo Castilho, no podcast “Entre Aspas” da TV Metropolitana, o presidente do Simespi, Erick Gomes, reafirmou sua pré-candidatura a deputado federal pelo MDB, partido liderado nacionalmente por Baleia Rossi e, na esfera local, por André Augusti. Durante a conversa, Erick também parabenizou o trabalho desenvolvido pelo núcleo MDB Mulher, presidido pela professora Carol Sturion, destacando a importância da participação feminina na política.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima