
NO MDB
As nuvens confirmam… são fortes demais, quando vão de um lado de um jeito e de outro lado de outro jeito. O empresário Erick Gomes, presidente do Simespi, está já presidente do MDB, Diretório Municipal de Piracicaba, e o presidente da Educativa FM, André Augusti, está com ele. Mudou tudo? E o ex-prefeito Barjas Negri (PSD) firme no partido do seu adversário Helinho Zanatta (PSD). Precisa mais detalhes para falar das nuvens? Gomes define-se pré-candidato a deputado federal e Baleia Rossi (na foto) ao Senado da República.
LIMPEZA
O quadrilátero que envolve o prédio do Fórum Professor Francisco Moratto, no Bairro dos Alemães, precisa de atenção quando à limpeza. Fica o recado e logo voltaremos ao assunto. É questão de saúde pública, afirmam pessoas que passam por lá praticamente todos os dias. “Está uma sujeira”, afirma um causídico.
ALVO DA PF — I
Na manhã de quinta (18), a Polícia Federal cumpriu mandados na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro e no escritório do PL. E não para por aí: por determinação do STF, Bolsonaro agora vai ter que usar tornozeleira eletrônica e será monitorado 24 horas por dia. Mesmo com o tarifaço do presidente Donald Trump, o STF se manteve com a postura firme e continuou a desenvolver o seu trabalho.
ALVO DA PF — II
Ministros da Suprema Corte brasileira já estavam de olho e suspeitavam que ele estivesse preparando uma possível fuga — com direito até a pedido de asilo político ao seu melhor amigo o presidente Donald Trump, nos Estados Unidos. A novela continua, e agora com trilha sonora de bip, bip, bip direto do tornozelo do capitão.
SEM REDES SOCIAIS
A situação apertou (literalmente) pro ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre as novas restrições impostas pelo STF, ele agora vai desfilar de tornozeleira eletrônica e está proibido de acessar as redes sociais – ou seja, nada de live na cozinha por um bom tempo, além de ter o aparelho celular apreendido. É por aí, num processo legal com todo direito à defesa.
TOQUE DE RECOLHER
Além disso, o capitão terá que respeitar um toque de recolher: nada de sair de casa entre 19h e 7h. E pra completar o pacote, ele está proibido de conversar com embaixadores, diplomatas e outros investigados — nem pensar em dar um pulo em embaixadas.
RESUMO DA ÓPERA
Bolsonaro entra em modo avião, com Wi-Fi bloqueado, tornozelo bipando e visitas limitadas. A novela política brasileira segue… agora com capítulos monitorados em tempo real.
MENSAGEM — I
O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se manifestou nesta sexta-feira (18) sobre a operação da Polícia Federal que teve como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu pai. Em uma publicação nas redes sociais, Eduardo mencionou o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sugeriu uma relação entre os fatos.
MENSAGEM — II
“Alexandre de Moraes dobrou a aposta: depois do vídeo de Bolsonaro direcionado a Donald Trump na quinta-feira (17), e já determinou mais uma operação contra ele”, escreveu Eduardo, insinuando que a reação do ministro do STF teria sido motivada pela manifestação pública do ex-presidente.Já o senador Flávio Bolsonaro (PL) pediu para que Trump suspenda o tarifaço.
MAIS CARA — I
Com aval da Ares-PCJ – a agência que regula os serviços de saneamento nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – a conta de água vai dar um mergulho mais fundo no seu bolso a partir de setembro: vem aí um reajuste de 18,48%. Desde 2012, a agência cuida da análise tarifária em Piracicaba. E agora decidiu que a água vai continuar limpa, mas o valor… vai vir salgado. E há aposentados lembrando que seu aumento foi de apenas três por cento…
MAIS CARA — II
Então já sabe: melhor começar a tomar banho com cronômetro, lavar louça dançando o passinho do copo d’água e, quem sabe, regar as plantas só nos finais de semana.
PROMESSA
Depois do reajuste de 18,48% na conta de água, a população de Piracicaba correu para as redes sociais — não pra economizar água, mas pra cobrar uma promessa de campanha do prefeito Helinho Zanatta (PSD). Na época de candidato, Helinho garantiu que iria reduzir a cobrança de esgoto de 100% para 80%. Mas, até agora, nem sinal de esgoto mais barato… e nem um “postezinho” sobre o assunto. Silêncio total no gabinete. Enquanto isso, a conta sobe, o chuveiro esquenta, e o bolso esfria. O jeito é esperar sentado (de preferência sem abrir a torneira).
BARJAS NEGRI
O ex-prefeito Barjas Negri (PSD), cotado como possível candidato a deputado federal em 2026 — cada um acredita no que quiser —, participou do podcast do jornalista Rodolfo Capler e respondeu a algumas perguntas importantes. Barjas comentou sobre o impacto do tarifaço anunciado por Donald Trump na Região Metropolitana de Piracicaba. “Nossa região tem cerca de 1,5 milhão de habitantes e conta atualmente com apenas um deputado federal eleito por Limeira. Falta mais representação na Câmara Federal que defenda os interesses da região de Piracicaba”, afirmou.
BOA CONVERSA
Em um encontro cordial e troca de experiências, Barjas Negri se reuniu com José Carlos Pejon, ex-prefeito de Limeira, para uma conversa acompanhada de café. Durante o encontro, falaram sobre os desafios da gestão pública, o desenvolvimento regional e a necessidade de fortalecer a representação política da Região Metropolitana de Piracicaba. O momento reforçou a importância do diálogo entre lideranças comprometidas com o futuro das nossas cidades. Pejon sabe das nuvens?
CÁSSIO
Por sua vez, o vereador Cássio Luiz, o Fala Pira, reafirma que é candidato a deputado federal pelo Partido Liberal (PL), o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Piracicaba precisa de um candidato novo que, de fato, pensa no crescimento da nossa cidade”, escreveu. Cássio Luiz foi reeleito vereador em Piracicaba e garante que sua luta é só pelo povo, para o povo, com o povo.
SETEMBRO
Eleitoras e eleitores do município de de Sales Oliveira, situado na região de Ribeirão Preto, elegerão nova prefeita ou prefeito e vice-prefeita ou vice-prefeito no dia 14 de setembro. O horário de votação será das 8h às 17h. Os vencedores do pleito exercerão o mandato na chefia do Executivo municipal até o final de 2028.
ALESP
O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT-SP), membro titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alesp, repudiou nesta quinta (17) a aprovação do Projeto de Lei 2.159/2021 pela Câmara dos Deputados. Conhecido por organizações socioambientais como “PL da Devastação”, o texto desmonta pilares do licenciamento ambiental no país, fragiliza o papel de órgãos técnicos como Ibama e ICMBio e abre caminho para a legalização de práticas predatórias em setores como mineração, agronegócio e infraestrutura.