
O ator Paulo Betti volta a Piracicaba com a elogiada peça “Autobiografia Autorizada”, que será apresentada em duas sessões gratuitas no Sesi Piracicaba, nesta sexta-feira (18) e sábado (19), às 20h, como parte do projeto “Sesi Viagem Teatral – Espetáculos não-inéditos”. O teatro do Sesi está localizado na avenida Luiz Ralf Benatti, 600.
Escrito e interpretado pelo próprio artista, o monólogo tem direção de Juliana Betti e Rafael Ponzi e estreou em 2015, no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. Desde então, já percorreu diversas cidades brasileiras, além de apresentações internacionais em Angola e Portugal, somando mais de 50 sessões.
A peça foi lançada para comemorar os 40 anos de carreira do ator e resgata, com humor e emoção, as memórias de uma trajetória de superação e arte. O texto foi construído a partir de diários e colagens feitas por Paulo na adolescência, além dos artigos que escreveu por quase três décadas para o jornal da cidade onde foi criado.
Ao longo de uma hora de espetáculo, Paulo interpreta diversos personagens de sua própria história: o pai esquizofrênico, a mãe camponesa analfabeta, os irmãos, a avó e outras figuras que marcaram sua vida. O ator revela como deixou a zona rural, onde o avô imigrante italiano trabalhava para um fazendeiro negro, até chegar à Escola de Arte Dramática da USP e, posteriormente, tornar-se professor da Unicamp.
O testemunho do ator, autor e diretor, que vai representar pai, mãe, avó e muitos outros personagens da própria vida, levará ao público uma peça divertida e emocionante. “Lendo minhas anotações, percebi que a vida toda me preparei para contar essa história. A infância e adolescência em um ambiente inóspito, mas cheio de poesia, talvez mereçam ser compartilhadas com o público, para provocar emoção, riso e entendimento”, explica Betti.
Além do espetáculo, Betti trabalha na produção de um livro autobiográfico, que ampliará os relatos da peça com histórias inéditas. Paralelamente, o ator se prepara para estrelar o filme “Loucos Amores Líquidos”, sob direção de Alexandre Avancini, com locações previstas em cidades da Itália, Minas Gerais e São Paulo, no mês de maio.
A entrada para o espetáculo é gratuita, e os ingressos podem ser retirados pelo site do Sesi-SP ou diretamente na bilheteria da unidade. A classificação indicativa é 14 anos.