Julho Amarelo – Prefeitura realiza 980 testes rápidos em uma semana

Campanha de busca ativa para hepatite B e C, sífilis e HIV foi intensificada em toda a rede municipal até o fim do mês – foto: Divulgação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com a Campanha Julho Amarelo, iniciativa nacional do Ministério da Saúde que visa conscientizar a população sobre as hepatites virais. Na primeira semana da campanha, de 1º a 08/07, foram realizados 980 testes para diagnóstico de hepatite B e C, sífilis e HIV.

As coletas dos testes ocorreram nas unidades de Atenção Básica, no Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) e no prédio do Centro Cívico da Prefeitura, que, em dois dias de ação especial, realizou 604 testes, sendo 304 no dia 1º/07, e outros 300 no dia 03/07.

Conforme explicou Karina Corrêa, coordenadora da Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), as hepatites virais costumam evoluir de forma silenciosa, mas podem causar danos graves ao fígado e à saúde geral. “Por isso, a testagem precoce é fundamental para identificar infecções e iniciar tratamento adequado o mais rápido possível, evitando o agravamento da doença e a transmissão para outras pessoas”, enfatizou.

Durante todo o mês de julho, as unidades de saúde da Prefeitura intensificam suas ações de orientação e testagens para hepatites B e C, além da oferta dos testes para sífilis e HIV. Além disso, também são distribuídos kits de prevenção contendo gel, preservativos e material informativo. “A testagem faz parte da rotina dos serviços de saúde do município, que intensificam neste mês as orientações e o atendimento para ampliar a prevenção e o controle dessas doenças. Aproveite essa oportunidade para cuidar da sua saúde”, completou Karina.

ESPECIAL – No dia 26 de julho, em parceria com o Sest/Senat, será realizada uma ação especial voltada aos motoristas, com testagem gratuita para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O evento acontecerá das 14h às 18h na sede do Sest/Senat, localizada na Rua Rossini Pinto, 200, Jardim Panorama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima