Congresso elege conselheiros e define demandas prioritárias para a cidade

As plenárias contaram com a participação de 325 pessoas nas 10 reuniões realizadas; foram eleitos os dez membros que irão compor o Comop – foto Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Parcerias, com apoio da Secretaria Municipal de Finanças, realizou, no sábado (5), o Congresso Municipal do Orçamento Participativo 2025. Durante o encontro, foram eleitos 10 membros que irão compor o novo Conselho Municipal do Orçamento Participativo (Comop) e definidas as demandas prioritárias de cada região da cidade (confira abaixo a lista com os conselheiros e suplentes eleitos).
No congresso, os delegados eleitos nas plenárias foram divididos por regiões – Leste, Oeste, Sul, Norte, Rural e Centro – para escolher as duas principais demandas de cada região, que serão avaliadas para serem inseridas no orçamento do município. Os grupos também elegeram os novos conselheiros, que ficam responsáveis por acompanhar e fiscalizar a implementação das propostas aprovadas pela população.
Entre as demandas definidas, estavam pedidos de asfaltamento de vias, construção de creches e de unidades de saúde, entre outras.
O secretário municipal de Cidadania e Parcerias, Paulo Nardino, enfatizou o compromisso da administração em escutar a população e buscar soluções para as demandas apresentadas. “Contamos com um prefeito comprometido, que tem como prioridade fortalecer a participação popular. Nosso dever é assegurar que as necessidades apontadas pelos cidadãos sejam consideradas na construção de uma cidade mais democrática”, afirmou.
Adriano Camargo, coordenador do Orçamento Participativo e secretário-executivo da pasta, ressaltou a presença de 325 pessoas nas 10 plenárias realizadas. “É motivo de orgulho contar com o envolvimento da população na definição das demandas de cada região. Sabemos que o formato ainda pode ser aprimorado, e vamos seguir trabalhando para fortalecer cada vez mais a participação popular”, afirmou.
Além de Paulo Nardino e Adriano Camargo, compuseram a mesa do Congresso o vereador Fábio Silva, representando a Câmara Municipal, Cristiane Martins representando a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidaridade Valkiria Callovi; Marcos Correa representando a secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas; Pedro Bressan, representando a secretária de Finanças, Karla Lovato, e Renata Lima, representando o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto.

PARTICIPAÇÃO POPULAR – A participação ativa da população também foi evidenciada por lideranças como Elisama Cilene Cordeiro Vieira, 38 anos, eleita conselheira da Região Norte. Moradora do bairro Bosques do Lenheiro e engajada em ações sociais, ela destacou a importância da mobilização popular. “É fundamental lutar pela melhoria da cidade. Parabenizo o prefeito pela criação da Secretaria de Cidadania, que tem como missão ouvir a população e transformar as demandas em ações concretas.”
Maria de Fátima dos Santos, moradora do bairro Alvorada foi eleita conselheira suplente da Região Leste, também ressaltou a importância do processo. Titular da comissão local de saúde, ela disse estar na expectativa de que as propostas apresentadas se concretizem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima