
O projeto “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas” (que tem patrocínio da Petrobras) e o Salão Internacional de Humor de Piracicaba definiram os premiados do concurso “Corredor de Humor Caipira”. Rodrigo Brum conquistou o primeiro lugar com o trabalho “Demarcações”. Silvano Mello ficou em segundo lugar com o material intitulado “Sequidão”. Eder Santos Silva conquistou a terceira colocação com o trabalho “Sem título”.
Aberto a inscrições entre os dias 20 de maio e 20 de junho, o concurso recebeu 111 trabalhos produzidos por 50 artistas. O primeiro lugar receberá uma mesa digitalizadora. Além disso, os três primeiros colocados receberão sua obra impressa e emoldurada, e um kit que inclui itens como ecobag, camiseta, chapéu, caneta e caneca (Corredor Caipira) e catálogo (Salão de Humor).
O “Corredor Caipira” é realizado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Esalq/USP). O patrocínio é da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
O Salão Internacional de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura e o Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico).
TEMÁTICA E JURI — O objetivo do concurso “Corredor de Humor Caipira”, destinado a artistas amadores e profissionais, foi, a partir de desenhos e ilustrações de tema livre, evidenciar a questão ambiental e incentivar uma transformação socioambiental. Os trabalhos poderiam ou não ter um teor crítico e deveriam abordar temas como a questão socioambiental, a relação entre cultura e meio ambiente, e a relação entre ser humano e natureza.
O júri se reuniu no dia 23 de junho, no Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp), no Engenho Central, para escolher os premiados. Foi formado por profissionais com atuação nas áreas de arte, humor, comunicação, meio ambiente e floresta. São eles: Grégory Antony, Henrique Campos, Jessica Lane, Junior Kadeshi e Rafael Bitencourt, que compõem as equipes do “Corredor Caipira” e do Salão de Humor.
“O Salão de Humor é uma verdadeira vitrine do mundo, pois evidencia problemas muito presentes em cada ano. Com as mudanças climáticas, a questão ambiental é muito contemporânea e nesse concurso os artistas trouxeram esse tema à tona, o que faz com que a mensagem chegue a mais pessoas e auxilie a conscientização”, diz Rafael Bitencourt, coordenador de comunicação do “Corredor Caipira”.
EXPOSIÇÃO — Além dos premiados, o júri selecionou os trabalhos que vão compor uma mostra, homônima ao concurso, “Corredor de Humor Caipira”, que vai fazer parte da programação oficial do 52º Salão Internacional de Humor. Mais informações sobre os trabalhos selecionados e a sede da exposição serão divulgados em breve.
“A parceria entre o Corredor Caipira e o Salão de Humor neste concurso gerou uma série de obras que abordam meio ambiente, natureza e toda essa questão da preservação. Artistas de diferentes partes do Brasil mandaram trabalhos, o que resultou nesse lindo conjunto de trabalhos que vão compor essa exposição”, afirma Junior Kadeshi, coordenador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
O 52º Internacional de Humor de Piracicaba tem relação direta com a questão ambiental, evidenciada no cartaz oficial (assinado pela italiana Marilena Nardi, que faz alusão aos impactos do desmatamento na Amazônia). O presidente da edição é o biólogo e educador ambiental Luccas Longo e o mote da mostra temática é Justiça Climática.
“O Salão Internacional de Humor é um patrimônio cultural de Piracicaba e é um símbolo do nosso compromisso com a criatividade. Isso reforça o papel do humor gráfico como linguagem de transformação”, aponta Carlos Beltrame, secretário de cultura de Piracicaba.