Projeto da Hyundai selecionado entre as melhores práticas da FIESP e CNI

Planta da Hyundai Motor Brasil em Piracicaba, com fabricação do primeiro carro em 2012 – foto: Divulgação

A Hyundai Motor Brasil obteve mais um importante reconhecimento em suas práticas sustentáveis. O projeto da fabricante para tratamento e reaproveitamento da água foi selecionado para a nova edição da publicação “Economia Circular na Indústria – Melhores Práticas”, criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Nessa iniciativa a Hyundai é destacada por adotar tecnologias avançadas, como ultrafiltração e osmose reversa, para recuperar água de efluentes industriais, o que reduz a captação do rio Piracicaba e promove o reaproveitamento interno.

“A preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento de ações de sustentabilidade são pilares fundamentais da Hyundai em todo o mundo. No Brasil não é diferente, e atuamos de forma a otimizar o uso de recursos naturais e reduzir o impacto na natureza. Graças a aperfeiçoamentos nos processos produtivos em nossa fábrica, de 2013 pra cá foi possível reduzir o consumo de água em mais de 40 milhões de litros. A publicação da FIESP, em parceria com a CNI, é valiosíssima, tanto para aqueles que já possuem projetos avançados e recebem este reconhecimento, quanto para as empresas que ainda não avançaram nesta área e precisam de referências testadas e comprovadas para iniciar este tipo de trabalho”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

Desde o início de suas operações no Brasil, a Hyundai tem colhido frutos do trabalho com foco em sustentabilidade, tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico. De 2017 até o primeiro semestre de 2024, por exemplo, a empresa contabiliza uma redução de custos de R$ 10 milhões como resultado direto da otimização no consumo de água e do reaproveitamento de efluentes industriais. O reuso em 2023 totalizou 72.884 m³ de água tratada e reutilizada no processo produtivo.

Do ponto de vista global, o projeto está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 da ONU: Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. No documento da Organização das Nações Unidas o item 6.3.1, em particular, estabelece a meta de, até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejos e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos. Além disso, visa reduzir pela metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentar substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.

Publicação da FIESP e CNI ouviu mais de 1.700 empresas

O e-book lançado pela parceria entre FIESP e CNI é resultado de uma convocação pública por práticas em economia circular, que mapeou iniciativas do setor industrial em toda a América Latina e Caribe. Ao todo, foram 275 projetos inscritos, de sete países, com empresas de todos os portes. O processo incluiu soluções que vão desde ações de reciclagem até novos modelos de negócios baseados em inovação tecnológica. Desses, 204 foram selecionados para uma segunda etapa, na qual foram analisados pelos seguintes critérios:

  • Atendimento ao regulamento
  • Potencial de replicabilidade e escalabilidade
  • Impacto da prática circular
  • Caráter inovador da iniciativa
  • Dimensão do problema abordado

A publicação foi concluída e divulgada neste último mês de junho, com os 49 projetos que servirão de exemplo para todo o setor industrial. No total, o levantamento ouviu 1.708 empresas das indústrias extrativa, de transformação e da construção civil, entre 3 e 13 de fevereiro de 2025. O guia “Economia Circular na Indústria – Melhores Práticas”, da FIESP e CNI, pode ser lido na íntegra neste link.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas

A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da linha de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. Recentemente, passou a coordenar desde a importação até a distribuição final do portfólio completo de veículos da marca no Brasil. A partir do Brasil, a Hyundai administra as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul, exportando para países vizinhos como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes: Facebook (facebook.com/hyundaibr), Instagram (instagram.com/hyundaibr), LinkedIn (linkedin.com/company/hyundai-motor-brasil), TikTok (tiktok.com/@hyundaibr) e YouTube (youtube.com/hyundaibr).

Sobre a Hyundai Motor Company

Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor e seus produtos podem ser encontradas em: hyundai.com/worldwide/en ou hyundai.com/worldwide/en/newsroom.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima