
Drogas, violência doméstica, gravidez na adolescência, bullying, vandalismo, perigos da internet, Educação para o Trânsito e dicas de segurança são alguns dos temas trabalhados no programa GCEP – Guarda Civil Educação é Prevenção – da Guarda Civil de Piracicaba e que vai servir de modelo para implantação de uma proposta similar em São Pedro.
O treinamento para os guardas civis da cidade teve início na segunda-feira, dia 30. Eles vão trabalhar com alunos das escolas municipais sobre os temas. Uma das responsáveis pelo curso, a GCM Sara Moraes, conta que o programa existe em Piracicaba há 13 anos e é realizado com alunos dos 10 aos 12 anos. “A receptividade dos alunos é muito boa”, relata.
“A própria comunidade pede o programa”, conta a GCM Gislene Diorio, também responsável pelo treinamento. Em Piracicaba, o programa acontece com os alunos em um período de aproximadamente 4 meses.
O secretário especial de Segurança Pública de São Pedro, Enrique Sotelo, explica que há 5 meses começou a pesquisar projetos que envolvessem a Guarda Civil e a educação. “O principal objetivo foi criar mecanismos para as crianças terem acesso a informações para fortalecer a cidadania”, disse o secretário, que fez a pesquisa em conjunto com os guardas-civis, Leandro Guedes de Oliveira e Janete Conceição, que agora são responsáveis pelo programa.
A boa experiência do projeto de Piracicaba estimulou a parceria entre as Prefeituras e o curso é realizado sem custos para o município. O programa foi criado no ano de 2012 em Piracicaba e é aplicado aos alunos do 5° ano de escolas de ensino fundamental.
“O projeto tem por objetivo orientar as crianças com temas ligados às questões sociais. As abordagens são feitas de forma lúdica por guardas civis educadores sobre os malefícios causados pelo uso de drogas, alcoolismo, violência doméstica, bullying, gravidez na adolescência, as consequências do mal uso da internet e outros temas”, destaca Sara.
Entre as principais metas do programa estão a sensibilização dos alunos e propagação das informações, pelos estudantes, para amigos, vizinhos e familiares das informações destacadas nas atividades realizadas nas escolas.
Além dos guardas civis Leandro Guedes de Oliveira e Janete Conceição, o curso é feito também pelos GCMs João de Goés Júnior,Maria Lúcia dos Santos Poli e Karen Vespo, da Secretaria Especial de Agricultura e Meio Ambiente, departamento da Prefeitura que vai trabalhar temas como maus tratos animais e vandalismo, que trata, por exemplo, de descarte irregular de resíduos sólidos. A ideia é agregar profissionais de outras áreas, como a Defesa Civil.
