Alvaro Vargas
Os sonhos, geralmente, podem ser reflexos do nosso estilo de vida, das situações vivenciadas em existências pregressas ou das impressões trazidas da viagem astral, quando o nosso corpo físico ao adormecer, permite a expansão de nossa alma. Durante o dia, as pessoas procuram manter um comportamento conforme os padrões exigidos pela sociedade. Mas nem sempre os indivíduos mantêm a mente ao nível moral elevado, criando pensamentos e desejos condenáveis, completamente diferentes de como se apresentam em seu círculo de relacionamentos. Contudo, essa “máscara social” persiste apenas no plano material, e quando a sua alma se afasta durante o sono físico, assume a sua verdadeira identidade, sendo atraída para os locais no mundo espiritual com os quais mantém afinidades. Segundo o Espírito André Luiz (XAVIER, F. C. Libertação, cap. 6), durante a noite, três quartas partes da população de cada um dos hemisférios se acha nas zonas de contato com o mundo espiritual, sendo que a maior parte permanece detida nos círculos de baixa vibração (Umbral).
Como a desencarnação não modifica as disposições mentais das pessoas, aqueles que durante a sua jornada terrena se deixaram levar pelo vício sexual, seja mental ou físico, permanecem por tempo indeterminado nessas regiões tenebrosas, até que um dia decidam modificar o seu procedimento e serem conduzidos para novas reencarnações educativas. Nesses locais, os Espíritos atrasados “formam associações enormes e compactas, com base nas emanações da Crosta do Mundo, onde milhões de homens e mulheres lhes sustentam as exigências mais baixas; fazem vida coletiva provisória à força de sugarem as energias da residência dos irmãos encarnados, qual fosse extensa colônia criminosa, vivendo a expensas de generoso rebanho bovino”. (André Luiz, obra citada, cap. 2). Embora esses Espíritos possam interagir sexualmente com os encarnados, estas relações são incompletas, já que não possuem o corpo físico, ocorrendo apenas no campo mental. Esses obsessores são seres espirituais deformados, mas pela ideoplastia (modificação da aparência de seu perispírito), iludem, camuflando o seu verdadeiro estado. A sua forma sensual serve apenas como um disfarce à sedução, iludindo as suas vítimas. Conforme o Espírito Manoel P. Miranda (FRANCO, D. P. Sexo e Obsessão, cap. 3), existem no Umbral cidades totalmente dedicadas à perversão sexual, dirigida por implacáveis sicários da Humanidade, que atraem para esses locais, através da afinidade moral, as almas dos encarnados. Para atingir os seus objetivos doentios, esses obsessores contam com a divulgação das depravações sexuais através de programas televisivos, peças teatrais e filmes pela internet, que são implementados por indivíduos moralmente atrasados, que na Terra, seguem a inspiração do astral inferior no além-túmulo.
Há 2000 anos, Jesus disse que “onde estiver o seu coração, aí estará também o seu tesouro” (Mateus, 6:21). Nesse ensinamento, podemos interpretar que o nosso coração representa o que desejamos, e o nosso tesouro são os ideais que esposamos, o nosso estado mental, o que somos realmente livres das convenções sociais. Nada adianta, no aspecto espiritual, uma vida de aparências, se fora do corpo físico revelamos quem somos realmente. Por isso, se aspiramos de fato superar o magnetismo inferior que nos atrai para o Umbral, torna-se necessário proceder com uma autocrítica, desenvolvendo o autoconhecimento, e corrigindo as más inclinações. A reforma moral é fundamental para evitar a aproximação dos Espíritos obsessores, que buscam se aproveitar de nossa invigilância durante os embates diários que travamos aqui na Terra, sendo recomendável a frequência assídua a um local de orações, em qualquer agremiação religiosa, e o estudo sistemático dos ensinamentos de Jesus, prioritariamente, o seu verdadeiro Evangelho, o Espiritismo.
Alvaro Vargas, engenheiro agrônomo-Ph.D., presidente da USE Regional Piracicaba, palestrante espírita