132ª Festa de São Pedro começa sexta-feira e segue na próxima semana

Padre Mauro Bombo é responsável pela Paróquia São Pedro – Foto: Tiago Stoco

Uma das mais tradicionais festas da Estância, a Festa de São Pedro, em homenagem ao padroeiro da cidade, começa nesta sexta-feira, 27. A 132ª edição do evento que também homenageia São Sebastião, acontece nos dia 27 a 29 de junho e de 4 a 6 de julho. Com shows e quermesse, o evento tem apoio da Prefeitura de São Pedro e acontece em todo o entorno da praça da Matriz da Igreja São Pedro.

No dia 27, a missa será às 19h e a quermesse começa em seguida, com churrasco, frango atropelado, leitoa, bisteca no pão, pastel, batata, polenta, cuscuz, lanches, bolos e doces.

No dia 28, sábado, a missa das 19h será celebrada pelo bispo diocesano Dom Devair Fonseca. Já no dia 29, domingo, às 9h, haverá celebração de missa sertaneja, bênção do mastro e do bolo de São Pedro.  Para as 13h está programado o início do leilão de prendas vivas, como bezerros.

As atrações musicais incluem a apresentação de Nando Melo no dia 27, Marcelo e Fabiano e Sambalanço no dia 28. No dia 29, a apresentação programada é de Claudemir e Moisés.

A festa segue no primeiro final de semana de julho. No dia 4, sexta-feira, a missa será às 19h e a quermesse começa em seguida. No dia 5, sábado, também tem missa às 19h seguida de quermesse. No domingo, além da missa das 9h e quermesse, tem show de prêmios a partir das 14h30, com sorteio de TV, notebook, fogão e um Fusca.

As atrações musicais do segundo fim de semana são Us Mininus no dia 4, Mel Ferreira e Muchicos, e Flash Night com Banda Road 80 no dia 5. Para encerrar a programação, no dia 6, a apresentação será da Orquestra de Viola Caipira de São Pedro.

AÇÕES SOCIAIS – Os recursos arrecadados com a festa ajudam a manter várias ações da Igreja, explica o padre Mauro Bombo, pároco da Paróquia São Pedro. “A festa de São Pedro é não só a mais importante da cidade, como também a mais importante para nós. Com os recursos arrecadados, conseguimos manter, ao longo de todo o ano, a Igreja Matriz e as 11 capelas espalhadas por São Pedro”.

Entre as ações realizadas com a verba arrecadada em outras edições da festa estão a restauração da Igreja São Benedito, reforma da cozinha do salão paroquial da Igreja Matriz, construção de um Centro de Catequese, com um salão com capacidade para 70 lugares e telão de led, melhorias na capela Santo Antonio, além das ações sociais.

“Quando assumi a paróquia de São Pedro me disseram que era difícil achar gente para trabalhar aqui, até por se tratar de trabalho voluntário. Hoje o que não falta é gente para trabalhar e se envolver não só em festas como a de São Pedro como também em todas as demais atividades da paróquia, como as ações sociais. E isso é muito bom, também para a comunhão entre os irmãos e irmãs”, comenta o pároco.

Outro tema abordado pelo padre é o caráter democrático da festa. “Essa é uma festa aberta a pessoas de todas as religiões, agnósticas, enfim, é uma celebração democrática, para todos. Na festa de São Pedro do ano passado não houve registro de nenhum incidente, assim como a última Festa de Santo Antônio. É uma festa, também, da família”, afirmou.

NOVIDADES –  Entre as novidades desta edição da festa estão a inclusão de outros gêneros musicais, além do sertanejo. “Para variar um pouco, trouxemos apresentações de MPB, samba, flashbacks, Orquestra de Viola e apresentação da quadrilha do Vaidosos, da melhor idade”.

Outra inovação está em uma bebida que será oferecida, o chá do padre, um cozido de leite com amendoim torrado, canela, leite condensado e uma dose de conhaque.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima