
As vendas do Novo Hyundai KONA Hybrid começam quinta (5), em todo o Brasil. Com mudanças significativas sobre sua primeira geração, o modelo ganhou tamanho e reforça a abordagem dos mais recentes lançamentos globais da Hyundai, focada na modernidade, inovação e tecnologia. Equipado com motorização híbrida, amplia o portfólio de veículos eletrificados da marca no Brasil, recentemente renovado com o IONIQ 5, 100% elétrico, e inaugura por aqui, com seu visual futurista, a linguagem de design global Seamless Lighting, com os faróis conectados por uma faixa de luz contínua em sua versão topo de gama.
O Novo Hyundai KONA Hybrid conta com sistema híbrido de última geração, com alta eficiência energética e Nota A entre veículos médios pela classificação do INMETRO. Vem equipado com motor Kappa 1.6 aspirado com injeção direta de combustível (GDI) associado à transmissão DCT de seis velocidades e a um motor elétrico com bateria principal de Íons de lítio e capacidade de 1,32 kWh. A potência máxima combinada é de 141 cv, enquanto o torque máximo combinado do veículo é de 27 kgfm. Seus dados de consumo registram 18,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, médias bem expressivas frente à concorrência direta.
O veículo híbrido da Hyundai também oferece ao consumidor brasileiro recursos premium como a suspensão traseira multi-link. Nela, cada roda traseira conta com múltiplos braços de controle, que oferecem maior estabilidade e segurança em curvas. Proporciona também maior nível de conforto, devido a minimização das oscilações laterais da carroceria se comparada ao sistema tradicional semi-independente com eixo rígido.
Com dimensões bastante generosas em seu design geral, com 4.350 mm de comprimento, 1.825 mm de largura, 1.580 mm de altura e 2.660 mm de entre-eixos, o Novo KONA Hybrid traz a impressão do porte de um SUV ainda maior. O espaço para as pernas no banco traseiro é referência no segmento devido ao entre-eixos, que aumentou 60mm em relação a geração anterior. Também contribuem para esta percepção de maior espaçamento o reposicionamento do banco traseiro e a otimização da espessura do encosto dos bancos dianteiros. Sua largura de 1,83m supera a maioria dos SUVs compactos vendidos no Brasil e se equipara a veículos de categorias superiores. A capacidade do porta-malas é de 407 litros.
Estará disponível em duas opções de configuração, Ultimate e Signature, com cinco possibilidades de cores externas: Branco Atlas, Preto Abyss Perolizado, Cinza Cyber Metálico, Cinza Pérola e, com destaque especial por ser uma rara opção original de fábrica no mercado brasileiro nesta faixa de preço, a Cinza Ecotronic Matte – de acabamento fosco. No interior, também será possível escolher pela tonalidade preta ou cinza.
Os preços sugeridos partem de R$ 214.990 para a versão Ultimate e de R$ 234.990 na opção Signature, com variações para cada cor da carroceria escolhida.
ESTILO — O Novo KONA Hybrid apresenta design futurista e inovador, e inaugura no Brasil a tecnologia Seamless Lighting da Hyundai, que conecta os faróis através de uma faixa de luz contínua em sua versão topo de gama. O conjunto óptico em full LED, na versão Signature, é harmonizado com o para-choque dianteiro, com acabamento tridimensional ressaltado pelos paralamas proeminentes. As rodas de liga leve diamantadas de 18 polegadas, o desenho em Z nos vincos das portas e a linha de cintura ascendente da dianteira para a traseira certificam o estilo exclusivo da família KONA e complementam o design geral ousado e dinâmico do SUV.
Internamente, o Novo KONA Hybrid traz um ambiente muito amplo, que o distingue dos concorrentes principalmente pelo novíssimo painel de instrumentos digital configurável full TFT de 12,3 polegadas integrado à multimídia touchscreen, de mesmo tamanho. Ambos criam a sensação de um painel flutuante e continuamente digital, que disponibiliza a máxima ergonomia e acesso às informações relevantes à condução e controles de bordo, novamente em uma linguagem bastante futurista.
Outra novidade é a tecnologia Shift by Wire, exclusiva em sua categoria, que apresenta uma alavanca à direita do volante como chave seletora do câmbio automático. Esta configuração elimina a necessidade da alavanca de câmbio e proporciona mais espaço no console central, que vem aberto, tornando-se um elemento bastante útil para guardar objetos que precisam ser acessados rapidamente.
No interior frontal, os assentos exclusivos Slim Seat foram desenvolvidos para garantir o máximo de conforto e sensação de amplitude interna para os ocupantes. Mais modernos, oferecem aconchegante acomodação aos passageiros dianteiros. Mais estreitos, dão ainda mais espaço interno para quem vai na fileira de trás. O interior entrega percepção superior de espaço e comodidade com o console central aberto, apoio de braços com porta copos no banco traseiro, saídas de ar-condicionado traseiras, portas USB-C e luz cortesia em LED.
O ar-condicionado digital dual zone é outro ponto bastante valorizado no Novo KONA Hybrid, oferecendo ainda mais conforto para condutor e passageiro, que podem selecionar a temperatura mais agradável para cada um. O recurso também oferece eficiência energética, uma vez que o controle individual evita resfriamento e aquecimento desnecessários em áreas não ocupadas do veículo. Carregador de smartphone sem fio, banco do motorista com ajuste elétrico, função auto hold, acionamento da câmera 360º pelo console e conexão Apple Car Play/Android Auto sem fio são outros atributos que compõem o pacote de conveniências ao condutor.
Dentro da proposta ainda mais tecnológica do Novo KONA Hybrid, a versão Signature vem com “Seamless Lighting” dianteiro, teto solar elétrico e luz ambiente configurável de até 64 cores. Nela, o para-brisa é acústico, outra grande inovação para maior absorção de ruídos externos, e o porta-malas tem acionamento elétrico, configurável em quatro níveis de altura de abertura, para melhor se adaptar ao alcance de cada condutor.
Nos itens de segurança, Assistente de Frenagem Autônomo, Monitoramento de Tráfego Cruzado Traseiro, Assistente de Ponto Cego, Farol Alto Adaptativo, Alerta de Saída Segura, Assistente de Permanência e Centralização em Faixa, Controle de Cruzeiro Adaptativo e Sensor de Estacionamento estão disponíveis para ambas as versões a serem comercializadas no Brasil. Na versão Signature, adicionam-se ainda a Câmera 360º e a Câmera para Monitoramento de Ponto Cego.