
O Hospital Unimed Piracicaba segue investindo em inovação e acaba de implementar tecnologia que marca um importante avanço na área da saúde. Agora, os exames de raio-X realizados no Pronto Atendimento da Instituição passam a contar com análise baseada em inteligência artificial (IA), oferecendo mais precisão no diagnóstico médico. Hoje, este recurso se consolida como aliada estratégica na área da saúde. Do diagnóstico precoce ao acompanhamento personalizado de pacientes, a tecnologia tem ampliado a precisão médica, agilizando processos e melhorando a experiência do paciente.
“A novidade é viabilizada por meio da parceria com o Hospital Albert Einstein, já responsável pela telerradiologia do HU, com apoio das equipes locais de Inovação, Tecnologia da Informação e da empresa DGS, que atuam nas integrações entre sistemas”, disse Carlos Joussef, presidente da Cooperativa.
A IA entra em ação logo após a realização do exame de raio-X com análise da imagem para detectar possíveis alterações, fraturas e luxações. A tecnologia é capaz de identificar a presença ou ausência de fraturas com elevada acurácia, o que potencializa a assertividade do laudo médico.
Já no caso do raio-X de tórax, a IA vai além: ela destaca achados críticos, como pneumonia e doenças do coração (edema de pulmão), além de casos de traumas pulmonares.
“A inteligência artificial chegou para somar a assistência médica, ampliando a capacidade de oferecer diagnósticos rápidos, seguros e de alta qualidade. É mais um passo importante rumo à transformação digital do nosso complexo hospitalar, que tem como foco principal o cuidado com o paciente”, afirmou o dirigente.
A implementação dessa tecnologia inovadora reforça o compromisso da Unimed Piracicaba com a excelência assistencial, somando-se a outros projetos que visam melhorar a experiência e a segurança dos pacientes e profissionais de saúde por meio de soluções inteligentes, humanizadas e integradas.
“Com a IA como aliada no diagnóstico por imagem, a Cooperativa garante mais agilidade na tomada de decisões clínicas, reduz o tempo de espera por resultados e fortalece sua posição como referência regional em saúde de qualidade”, finalizou.