Câmara destaca vocação dos profissionais da enfermagem

Evento aconteceu na noite de terça-feira (13), na Câmara Municipal de Piracicaba – Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Piracicaba promoveu, na última terça-feira (13), reunião solene em comemoração à Semana da Enfermagem e entrega dos títulos de Profissional do Ano da Enfermagem, com base no Decreto Legislativo nº 3/2002 e requerimento nº 128/2025, de autoria do vereador Ary Pedroso Jr. (PL).

Foram homenageados, na solenidade, os profissionais: Daniela Marengo Santos de Menezes, da Policlínica Santa Terezinha; Elisane Machado Semensato, do Hospital Regional de Piracicaba; Flávia Cristina Camilo, do HapVida – São Francisco; Joyce Luana da Silva Santos, do Hospital Fornecedores de Cana; Tania Manarin, do Hospital Unimed de Piracicaba; Lusmira de Campos Barcelos Figueiredo Joaquim, da Santa Casa de Piracicaba; e Wesley Batista de Campos, da UPA Piracicamirim.

Ao presidir a solenidade, o vereador Ary Pedroso Jr. lembrou que há 28 anos promove a reunião solene em homenagem aos profissionais que representam a saúde da cidade. “Sem a enfermagem, o hospital não funciona. Quando o médico chega, já está tudo pronto e muitas vezes a enfermagem passa despercebida”, afirmou. “Tenho que agradecer como homem público porque a enfermagem cuida da saúde dos munícipes e agradeço como paciente que já fui. Quem de nós nunca precisou de um enfermeiro?”.

Também presente na mesa de honra da solenidade, o vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, vereador Rafael Boer (PRTB), disse que conhece de perto a importância do trabalho da enfermagem. “A enfermagem não trabalha por dinheiro, mas porque são pessoas que amam o que fazem. Têm a vocação para fazer o que fazem”, colocou. Já o vereador Fábio Silva (Republicanos) lembrou o acolhimento e o carinho proporcionado por esses profissionais. “A enfermagem é mais do que uma profissão, é uma vocação”, salientou.

O diretor de Promoção à Saúde da Unimed Piracicaba, José Rogério Nicola, comentou sobre a humanidade do trabalho da enfermagem, assim como o diretor administrativo da Unimed Piracicaba, Juliano Cesar Padovani, ao avaliar que trata-se de uma classe trabalhadora, dedicada e propensa a se dedicar ao cuidado do próximo.

A gerente de Assistência do Hospital Fornecedores de Cana, enfermeira Ana Cláudia Pixioline, falou sobre a importância do reconhecimento público à profissão. “O papel da enfermagem é reconhecido pela capacidade de compreender o ser humano, acolher e identificar-se com as expectativas de pacientes e familiares”, lembrou. Para a coordenadora da Maternidade da Santa Casa de Piracicaba, Janaína Felippe Higashi,a enfermagem é o compromisso com a excelência nos cuidados com os pacientes e com a saúde pública e salientou que a reunião solene representou o reconhecimento pelo trabalho e dedicação à saúde da comunidade.

Já o representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Piracicaba, José Osmir Bertazzoni, disse que sente o esforço da categoria no trabalho pela comunidade. “A enfermagem faz a aprender a ser humano, com o atendimento a pessoas que choram, que têm necessidades e precisam de atenção”, colocou.

Em nome dos homenageados, Lusmira Joaquim comparou a enfermagem a uma arte. “Para que seja realizada, requer devoção excessiva e preparo rigoroso dos artistas, que somos nós. É uma obra que precisa de um pintor. Nós, enfermeiros, técnicos e auxiliares que executamos. É uma das mais belas artes, a arte de cuidar. Somos os principais artistas do cuidado”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima