SIMPLES — I
O prefeito Helinho Zanatta (PSD) faz todos os esforços para atender às necessidades de Piracicaba e o faz com dedicação total, pois precisa vencer as barreiras políticas. No caso da taxa de iluminação, por exemplo, Helinho recebeu pancadas gratuitas. Alguém do seu gabinete poderia alertá-lo, pois é simples a explicação.
SIMPLES — II
Na segunda (12), o prefeito Helinho visitou o confrade Jornal de Piracicaba (JP) — isso é bom para a rotina de prefeito e vereadores, e dos deputados também — e, lá, gravou uma entrevista em que dá uma explicação clara, objetiva, sem rodeios, sobre a necessidade de ser aprovada a taxa de iluminação pública. Foi pedagógica sua explicação.
SIMPLES — III
Este idoso e cansado Capiau diz que é simples porque, no Brasil, há quatro ou cinco prefeituras que não possuem a referida taxa. E mais: o Tribunal de Contas do Estado (TC-SP) fez alertas em suas auditorias pela falta desse documento legal, que envolve a questão da iluminação pública. É só conferir.
SIMPLES — IV
Em resumo, politicamente, o prefeito Helinho Zanatta (PSD) — marcamos entrevista com o seu chefe de gabinete, Francisco Duarte, para o início de julho, quando terão passados seis meses de sua Administração — foi questionado e até hostilizado porque faltou, pura e simplesmente, uma atenção da sua assessoria às coisas simples. E está aí explicado, simples.
NA ACIPI — I
Dia 19 de maio, na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, a partir das 19h30, acontecerá reunião extraordinária do CCECP (Conselho Coorenador das Entidades Civis de Piracicaba), com a presença da secretária Fernanda Varandas, secretária municipal de Assistência Social e Família. Reunião ótima para esclarecimentos e dúvidas. O presidente Carlos Roberto Rodrigues, o Esquerdinha, está feliz.
NA ACIPI — II
Além de falar do seu trabalho já definido na pasta, Fernanda Varandas falará sobre os próximos anos de Administração da sua pasta e, também, sobre atividades para revitalização da Praça José Bonifácio na área do Centro de Piracicaba. Alguém solução há de vir. E, com isso, registra-se com alegria o trabalho desenvolvido pela entidade CCECP na presidência de Rodrigues.
HADDAD — I
O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, está firme e forte com a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Isso quer dizer que, na parte dele, dos números e do crescimento econômico, vai garantir muita garra para continuidade do antigo metalúrgico no Palácio do Planalto. Dentro do PT, mesmo com disputas internas, há unanimidade em torno do nome de Lula.
HADDAD — II
Por outro lado, o ministro Fernando Haddad (PT) também está firme em não se defender como candidato ao Senado Federal em 2026 por São Paulo, já que há duas vagas a serem preenchidas. É a renovação dos dois terços da Câmara Alta. O difícil, pelo jeito, está encontrar nomes, não só no PT, mas também em outras legendas, sejam de esquerda ou direita ou centro.
PESAR — I
O prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), publicou em suas redes sociais uma nota de pesar pelo falecimento do maestro Ernst Mahle, aos 96 anos. “Recebi com tristeza a notícia do falecimento do maestro e compositor Ernst Mahle. A música clássica e a cultura de Piracicaba estão de luto. Mahle foi uma referência para a nossa cidade e para o Brasil, deixando um legado imensurável, que continuará inspirando gerações. Expresso minha solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade artística”. Nossos sentimentos a toda a família.
PESAR — II
O ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) se manifestou em suas redes sociais, lamentando a morte do maestro Ernst Mahle. “Estamos de luto. Perdemos o grande compositor e maestro Ernst Mahle, aos 96 anos – uma perda irreparável para o mundo da música. Que Deus conforte o coração de seus familiares e amigos”, escreveu Barjas.
PESAR — III
O deputado estadual Alex Madureira (PL) também expressou seu pesar pela morte do maestro Ernst Mahle: “É com profundo pesar que nós, piracicabanos, nos despedimos do maestro Ernst Mahle, uma das maiores referências da música e da cultura da nossa cidade”.
PESAR — IV
A deputada estadual Professora Bebel (PT) se manifestou em suas redes sociais: “A cultura piracicabana, brasileira e mundial perdeu um de seus grandes nomes. Faleceu, aos 96 anos, o compositor piracicabano Ernst Mahle, nascido na Alemanha, que deixa um legado de mais de 2 mil composições e arranjos musicais — referências em Piracicaba, no Brasil e no mundo. À família e aos amigos, minhas sinceras condolências”.
PESAR — V
O presidente do Simespi — possível candidato a deputado federal nas eleições de 2026 — Erick Gomes (PSD) também se manifestou sobre a morte do maestro Ernst Mahle. “Com profundo pesar, lamentamos o falecimento do maestro Ernst Mahle, que dedicou sua vida à cultura e à formação musical em Piracicaba. Sua trajetória é marcada pelo talento, sensibilidade e um legado que seguirá inspirando gerações”.