REFORMA AGRÁRIA
A feira da reforma agrária foi realizada em São Paulo, no Parque Água Branca, de oito a 11 de maio, contou com a presença de ministros do Governo do presidente Lula e a deputada estadual Professora Bebel (PT) passou por lá, conhecendo os detalhes do movimento.
PAZ — I
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista no fim da agenda de compromissos em Moscou, que a questão da paz entre Rússia e Ucrânia fez parte durante vários dos espaços de diálogo ao longo dos dois últimos dias.
PAZ— II
“Vocês poderão perguntar: vocês discutiram a questão da guerra da Ucrânia? Discuti antes, durante e depois, porque dissemos ao presidente Putin aquilo que a gente vem dizendo desde que começou a guerra: a posição do Brasil é contra a ocupação territorial do outro país. O Brasil integra um grupo de países que, junto com a China, criou um grupo de amigos e eu disse ao presidente Putin que estamos dispostos a ajudar na negociação, desde que os dois países que se enfrentam queiram que a gente possa participar”, explicou o presidente Lula.
ADRIANO — I
O assistente social e ex-diretor da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) de Piracicaba, Adriano Camargo (Republicanos) deixou recentemente a SMADS (Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família), onde exercia o cargo de secretário executivo, para assumir a mesma função na Secretaria Municipal de Cidadanias e Parcerias, atualmente liderada pelo pastor Paulo Nardino, da Igreja do Evangelho Quadrangular.
ADRIANO — II
Adriano Camargo foi um dos mais entusiasmados apoiadores de Helinho Zanatta (PSD) durante a campanha eleitoral de 2024. Como reconhecimento, foi convidado a assumir o cargo de secretário executivo na pasta liderada por Fernanda Varandas (Republicanos). Como bem disse o filósofo grego Heráclito de Éfeso: “Nada é permanente, exceto a mudança”.
ADRIANO — III
Católico, apostólico e romano, Adriano agora atua em uma secretaria comandada por um pastor evangélico. As nuvens da política, afinal, são ecléticas — e em constante movimento. E é bom esse entrosamento entre várias denominações cristãs.
LAFRATTA — I
Já que o tema é mudança, o fiel escudeiro de Adriano Camargo, Attilio Lafratta também trilhou um novo caminho. Ele deixou a assessoria da DRADS – Piracicaba para assumir a diretoria da DRADS de Araraquara. A nomeação foi indicação do deputado estadual Alex Madureira (PL).
LAFRATTA — II
Em suas redes sociais, Attilio agradeceu o apoio recebido: “Agradeço também ao deputado Alex Madureira pela confiança, pelo respaldo e pelo comprometimento com o fortalecimento da gestão pública e da assistência social em nosso Estado. Sua atuação é uma ponte entre as necessidades do povo e as ações concretas que podem transformar realidades”. Parabéns a Attilio pela conquista.
LEITE
Com a saída oficializada do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSDB rumo ao PSD de Gilberto Kassab, o ninho tucano passa a contar com apenas um governador entre os 27 estados brasileiros. Trata-se de Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, o único que ainda permanece na legenda atualmente presidida por Marconi Perillo.
RIEDEL
Resta saber se, diante da possível fusão entre o PSDB e o Podemos, Riedel seguirá firme no partido ou buscará novos ares.
BARJAS — I
Com a debandada de lideranças do PSDB, paira a dúvida sobre o futuro político de Barjas Negri — ex-ministro da Saúde no governo FHC, ex-prefeito de Piracicaba e atual presidente da legenda no município. Nos bastidores, comenta-se que Barjas tem recebido diversos convites de outras agremiações partidárias, com vistas a uma possível candidatura, seja à Assembleia Legislativa de São Paulo, seja à Câmara dos Deputados.
BARJAS — II
Os expressivos 92.069 votos obtidos na eleição municipal de 2024, quando disputou novamente a Prefeitura de Piracicaba, o credenciam fortemente para alçar voos mais altos no cenário político estadual ou federal.
BARJAS — III
Bem-humorado, o ex-prefeito Barjas Negri (ainda PSDB) soube brincar com este idoso e cansado Capiau, evitando qualquer informação concreta para qual legenda irá. Disse, apenas, que jogará a moeda e dará cara ou coroa ou vai cair em pé. Boa, bem divertida a sua explicação partidária.
CIDADÃO — I
O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, pastor Rerlison Rezende (Relinho – PSDB), concederá o título de Cidadão Piracicabano ao eterno deputado federal da Igreja do Evangelho Quadrangular, Jefferson Campos (PL), após aprovação do PDL (Projeto de Decreto Legislativo). Nascido em Ourinhos e radicado em Sorocaba desde os 13 anos, Jefferson Campos tem uma longa trajetória na política e é reconhecido por destinar diversas emendas parlamentares, principalmente para a área da saúde.
CIDADÃO — II
A homenagem reforça a influência da Igreja do Evangelho Quadrangular na política regional, sob a liderança do pastor Toninho Stefan, que já se articula para a reeleição de Jefferson Campos ao sétimo mandato como deputado federal. Bastantes mandatos, diremos no Português correto do plural de bastante.
CIDADÃO — III
Como é de praxe na Igreja do Evangelho Quadrangular, as homenagens e representações políticas costumam ser divididas entre os dois parlamentares eleitos com o apoio da denominação. Seguindo essa tradição, o vereador pastor Edson Bertaia (MDB) já apresentou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que concede o título de Cidadão Piracicabano ao deputado estadual Carlos Cézar (PL), outro nome histórico ligado à igreja.
CIDADÃO — IV
Assim como Jefferson Campos na Câmara Federal, Carlos Cézar se prepara para disputar seu sétimo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, consolidando sua longa trajetória política com base no apoio da comunidade evangélica. Bastantes, também.
CIDADÃO — IV
A Igreja do Evangelho Quadrangular já começa a se movimentar com vistas às eleições de 2026. Com absoluta certeza, seus dois principais representantes — Jefferson Campos na esfera federal e Carlos Cézar na estadual — deverão disputar a reeleição para manter suas cadeiras, respectivamente, na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de São Paulo.
CONCLUSÃO
Assim, a nossa conclusão solene, firme e forte: trata-se, na prática, de um verdadeiro monopólio de candidaturas dentro da denominação, que concentra esforços em torno desses dois nomes já consolidados no cenário político. E os membros-eleitores é que, conscientemente, decidem.

ALMOÇO COM O PREFEITO
Os Comentaristas, um programa diário da Rádio Educadora, teve um almoço especial ontem (9) com o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD). O tema principal foi — e será por longos dias — a taxa de iluminação, aprovada pela Câmara Municipal, com certa falta de mais discussão em torno do tema.