
O Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, recebe nesta quinta-feira, 8, a segunda apresentação do espetáculo cênico-musical Parará – Um Reino pela Música, pelo grupo Os Geraldos, de Campinas. A apresentação é gratuíta, com ingressos distribuídos por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão. O projeto é viabilizado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC-SP), com patrocínio da Klabin e apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura.
Com classificação livre, o espetáculo será apresentado às 15 horas de hoje, 8, no teatro que integra o complexo do Engenho Central. A montagem combina música ao vivo com dramaturgia e interação cênica, criando uma experiência sensorial voltada à família.
A história gira em torno de uma princesa que proíbe todos os sons em seu reino e embarca numa jornada de transformação quando descobre o mundo encantado de Parará, onde vivem as Notas Musicais. Com trilha baseada em ritmos brasileiros como samba, maracatu e baião, a peça também utiliza objetos do cotidiano como instrumentos, reforçando mensagens sobre criatividade, coletividade e sustentabilidade.
O elenco é composto por 11 artistas, que atuam e tocam ao vivo em cena. A direção é de Douglas Novais, e a dramaturgia e direção musical são assinadas por Everton Gennari. A montagem já passou por 12 cidades do estado e foi destaque no Circuito Sesc de Artes 2024, alcançando mais de 5 mil pessoas.
Para o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, o espetáculo reforça a importância de Piracicaba como destino para grandes produções. “É uma alegria receber um projeto dessa qualidade em nosso teatro, com acesso gratuito ao público e uma proposta artística tão rica. A parceria entre iniciativa privada, grupos culturais e poder público é fundamental para garantir que mais pessoas tenham acesso à arte de excelência”, afirma.
Parará – Um Reino pela Música foi criado pelo grupo Os Geraldos, que há 16 anos atua em Campinas desenvolvendo ações de criação, formação e circulação cultural. Com passagens por mais de 100 cidades brasileiras e 10 países, o grupo também é reconhecido por sua atuação em formação artística e foi indicado ao Prêmio Governador do Estado em 2017, na categoria Territórios Culturais.
SERVIÇO
Parará – Um Reino pela Música, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Engenho Central). Hoje, 8, às 15h. Entrada gratuita. Ingressos distribuídos por ordem de chegada, com 1h de antecedência. Informações: (19) 3413-5212.