CALDEIRÃO POLÍTICO – CAPIAU

Foto: Divulgação

LULA: MAIS MÉDICOS

PARA PIRACICABA

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou à deputada estadual Professora Bebel (PT) que o governo federal do presidente Lula destinará mais seis médicos do Programa “Mais Médicos” para Piracicaba. A confirmação foi feita na última terça-feira, dia 29 de abril, quando a deputada Bebel foi recebida pelo ministro em audiência, no Ministério da Saúde, e fez gestões visando o fortalecimento do SUS na cidade, inclusive voltados à construção de novas unidades de saúde no município.

MENTIRA

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) foi desmentido domingo (4) pelo governo dos Estados Unidos, de Donald Trump, que negou informação divulgada por ele sobre o fato de que um funcionário norte-americano seria enviado ao Brasil para tratar de sanções contra Alexandre de Moraes e autoridades brasileiras. E seria na segunda (4), ontem, afirmou o parlamentar. De piada em piada, vamos assistindo aos novos estilos de fazer política. E não Política, com “p” maiúscula.

ÍTALO-BRASILEIRO — I

Está marcada, para os próximos dia 7 e 8 próximos, a votação do Decreto-Lei nº 36/2025, que altera as regras para reconhecimento da Cidadania Italiana. O texto, assinado pelo Ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, no dia 28 de março, suspendeu, por 60 dias, os pedidos de reconhecimento de novas cidadanias.

ÍTALO-BRASILEIRO — II

Com uma das maiores comunidades de ítalo-descendentes do mundo, o Brasil é um dos mais afetados pela proposta. De acordo com a Embaixada Italiana no Brasil, mais de 30 milhões de brasileiros têm algum ancestral italiano. E as nuvens valem também para a legislação de cidadania italiana.

DEBANDADA — I

Parlamentares do União Brasil e do Progressistas (PP) se preparam para deixar suas siglas após a oficialização da federação entre os dois partidos nesta semana. Sob condição de anonimato, alguns congressistas relatam que, com o novo arranjo, correm o risco de perder espaço e influência política em seus estados. A principal preocupação é que antigos adversários locais passem a controlar recursos de campanha e a montagem das chapas para as eleições de 2026.

DEBANDADA — II

Diante desse cenário de incertezas, cresce o movimento de parlamentares em busca de novas legendas. O Partido Liberal (PL), liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, tem sido apontado como o destino preferencial de muitos desses dissidentes. Será que o líder de governo na Câmara de Vereadores, Josef Borges (PP), continuará na legenda?

ÚLTIMO SUSPIRO — I

O presidente do diretório estadual do PSDB em São Paulo, Paulo Serra, classificou a fusão entre o partido e o Podemos como o “último respiro” e “a tentativa final” de reconstrução da legenda. A declaração reflete o momento decisivo vivido pelos tucanos, que buscam retomar o protagonismo no cenário político nacional.

ÚLTIMO SUSPIRO — II

Na última terça-feira (29), a Executiva Nacional do PSDB aprovou uma mudança no estatuto que abre caminho para o avanço das negociações. A expectativa é que, em junho, o partido realize uma convenção para oficializar a incorporação ao Podemos, selando a união como parte da estratégia de fortalecimento da sigla.

CONVOCAÇÃO — I

Nos bastidores da política piracicabana, causou estranheza a forma como o secretário municipal de Cidadania e Parcerias, Paulo Nardino, conduziu o convite aos líderes comunitários. Em vez de convidá-los de forma colaborativa, como seria esperado em uma relação entre parceiros sociais, os líderes se sentiram convocados — quase como se fossem subordinados do secretário — para uma reunião de alinhamento da nova pasta.

CONVOCAÇÃO — II

O encontro teve como pauta principal a importância da regularização das associações de bairro. A regularização, segundo a secretaria, é essencial para que essas entidades possam continuar utilizando os espaços públicos de forma legal e organizada, além de estarem aptas a receber recursos destinados à melhoria da infraestrutura local.

CONVOCAÇÃO — III

Apesar da relevância do tema, o tom adotado pela gestão deixou a desejar, no quesito diálogo e valorização da liderança comunitária — que é, afinal, peça fundamental na construção de políticas públicas verdadeiramente participativas. É só alinhar que tudo vai bem.

NUVENS

Começa o conclave nesta semana para escolha do novo Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Há sete brasileiros lá que votam. E poderá, dependendo das nuvens, ser escolhido um cardeal brasileiro. Quem pode dizer que não? Como na Política e na política, as nuvens alteram-se sobre Roma também.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima