PEDETISTAS EM 2026
Da esquerda para a direita, Max Pavanello, presidente do PDT de Piracicaba; Airton Amaral, secretária-geral do PDT Estadual do PDT; Gustavo Pires, pré-candidato a deputado estadual; Willians Francisco de Arruda, vice-presidente do PDT de Piracicaba, em reunião para definir as ações da legenda para 2026. “Ficamos definidos que o PDT de Piracicaba terá candidatos a deputado estadual e federal nas próximas eleições”, afirma Max. E, assim, os ideais de Leonel de Moura Brizola continuam firmes e fortes por todo o Brasil.
DIREITA — I
O presidente nacional do PSD e atual secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou nesta quarta-feira (23), que o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) não será candidato à Presidência da República em 2026. Tarcísio tem sido um dos principais nomes cotados pela direita para disputar o cargo, especialmente após a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração de Kassab busca encerrar especulações sobre uma eventual candidatura do governador.
DIREITA — II
Kassab afirmou que, dentro do PSD, já existe a pré-candidatura à Presidência da República do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). No entanto, reconheceu que, caso Tarcísio de Freitas decida entrar na disputa, o partido deverá reavaliar a postulação de Ratinho.
DIREITA — III
Diante da indefinição sobre o futuro político de Jair Bolsonaro, a direita e a extrema-direita ainda não consolidaram apoio a nenhum dos nomes já colocados como pré-candidatos para a eleição presidencial de 2026. Além de Tarcísio de Freitas e Ratinho Junior, outros governadores que despontam como possíveis candidatos nesse campo político são Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais.
DIREITA — IV
O presidente do PSD comentou a possível ida do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para o PSD. Segundo Kassab, a filiação de Leite no partido é “um sonho antigo”. No entanto, ele evitou adiantar as negociações. As nuvens continuam com o seu papel para sintetizar o que é a política e a Política.
PRISÃO — I
O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso nesta sexta-feira (25), às 4h, em Maceió, capital de Alagoas, pela Polícia Federal. A prisão ocorreu após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitar recursos apresentados pela defesa de Collor contra a condenação a 8 anos e 10 meses de prisão em desdobramento da Lava Jato e determinar a detenção imediata.
PRISÃO — II
A pena foi imposta em 2023, como resultado de um processo vinculado à Operação Lava Jato. Fernando Collor foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, relacionados a contratos firmados com a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. A prisão de um ex-presidente gerou repercussão política e foi interpretada por alguns como um possível sinal de alerta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, recentemente, recebeu uma intimação enquanto estava internado em uma UTI hospitalar
ITALIANO
O prefeito Helinho Zanatta (PSD) recebeu em seu gabinete o deputado italiano Fábio Porta, que representa os italianos da América do Sul na Câmara dos Deputados da Itália. O encontro também contou com a presença do deputado estadual Alex Madureira (PL). Por muitos anos, o piracicabano Fausto Longo foi o responsável por representar os italianos da América do Sul no Senado italiano, fortalecendo os laços entre a comunidade ítalo-brasileira e o parlamento da Itália.
NA EDUCADORA
O presidente do Simespi — possível candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026 —, Erick Gomes (partido em definição), esteve segunda- (22) no programa Comentaristas da Rádio Educadora, apresentado por Jairinho Mattos, todos os dias, das 12 às 13h30. Durante a entrevista, Erick (sentado à esquerda, com a equipe) abordou temas como projetos voltados ao setor industrial, o Hospital Ilumina e sua trajetória política — lembrando que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Alex Madureira (PL). Até recentemente filiado ao Republicanos, Erick se desfiliou do partido e, atualmente, tem recebido convites de diversas siglas para compor novas alianças visando as eleições de 2026.