
A Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Piracicaba reuniram 275 pessoas em um círculo de palestras que abordaram fatores psicossociais e saúde mental no ambiente de trabalho, na manhã de ontem (24), no salão nobre da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba). A atividade foi gratuita e com inscrições antecipadas limitadas.
Foram duas palestras. A primeira foi ministrada por Sérgio Roberto de Lucca, médico do trabalho e doutor em Ciências Médicas pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e abordou o tema Fatores Psicossociais e Saúde Mental no Trabalho. A segunda foi liderada por Irani Godoy, auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego de Piracicaba, e tratou do tema Auditoria Fiscal do Trabalho: NR-01 e a Gestão dos Fatores de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho.
De acordo com Carina Baron, gerente de Vigilância em Saúde, o encontro foi uma oportunidade de discutir e avançar em melhorias nas condições de trabalho na cidade e região. “Buscamos informar cada vez mais a sociedade, com o objetivo de integrarmos as diretrizes da saúde do trabalhador com a gestão de riscos psicossociais. Promover esse debate é essencial para garantirmos ambientes laborais mais seguros e saudáveis”, concluiu.