Projeto – Águas de São Pedro adere ao Aedes do Bem para conter avanço da dengue

O projeto terá duração de três meses e contará com apoio logístico da prefeitura – foto: Divulgação

A Prefeitura de Águas de São Pedro, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (24) uma grande ação para o controle do mosquito da dengue no município. A cidade adotou o Aedes do Bem, uma solução biológica e ambientalmente sustentável no combate ao mosquito transmissor da doença.

Conhecida pelas águas medicinais e pela natureza, Águas de São Pedro costuma receber turistas nos finais de semana, o que torna o controle do mosquito ainda mais estratégico.

A ação do dia 24 de abril envolve o início do projeto Aedes do Bem e a conscientização da comunidade visando conter o avanço da doença. A tecnologia Aedes do Bem foi desenvolvida pela multinacional inglesa de biotecnologia Oxitec.

“Águas de São Pedro sempre está atenta às ações que visam erradicar a dengue. São 30 caixas espalhadas por dez pontos da estância que certamente irão trazer resultados fantásticos”, disse o prefeito João Victor Barboza.

Como funciona o Aedes do Bem? Os Aedes do Bem são mosquitos Aedes aegypti machos com uma característica autolimitante: eles se acasalam com as fêmeas presentes no ambiente, e somente os machos nascidos chegarão à fase adulta, herdando essa mesma característica e a transferindo para a geração seguinte. Com isso, o tratamento reduz o número de fêmeas, que são as transmissoras não só da dengue, mas de outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela. Os machos não picam as pessoas e, por isso, não transmitem doenças.

Foram escolhidos dez pontos estratégicos de liberação de mosquitos, definidos com base nos focos já identificados pelas autoridades de saúde da cidade, totalizando 30 caixas (três caixas por ponto de liberação). O projeto terá duração de três meses e contará com apoio logístico da prefeitura para a instalação em áreas com vegetação mais densa, aproveitando a ampla arborização do município. Postes de energia elétrica também poderão ser utilizados, se necessário.

“O Aedes do Bem é uma ferramenta poderosa no combate ao mosquito transmissor da dengue, pois é eficaz, seguro para a população e para o meio ambiente e não necessita de equipamentos complexos ou grande manutenção. É uma tecnologia que vem sendo adotada em várias cidades do país com ótimos resultados. Além disso, é uma tecnologia biológica e sustentável”, destaca Natalia Ferreira, diretora-geral da Oxitec no Brasil.

Como parte da estratégia de conscientização e envolvimento da comunidade, as apresentações sobre o Aedes do Bem vão integrar também o evento Prefeitura até Você, que acontece no dia 10 de maio (sábado), das 9h às 12h, na Praça Jardim Iporanga. A atividade contará também com a demonstração interativa com gaiolas de mosquitos e lupas. Além disso, os alunos da rede municipal também estão acompanhando palestras para ficar por dentro do assunto e disseminar a ação positiva.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima