É possível implantar um Socialismo cristão na Terra?

Alvaro Vargas

 

De acordo com o médium Chico Xavier, “quando estivermos naquela maturidade necessária a nos compreendermos uns aos outros e nos amarmos sem quaisquer ressentimentos ou quaisquer tisnas de ódio, estaremos habilitados para essa espécie de governança, o Socialismo cristão”. (BACCELI, A. C. O Evangelho de Chico Xavier, ítem-110). Na visão espírita, o nosso planeta é um educandário no qual todos reencarnam com o objetivo de evoluírem intelecto e moralmente. Assim, renascemos no país e nas condições socioeconômicas adequadas para este aprendizado. A saúde e as enfermidades, a riqueza e a pobreza, entre outros fatores que afetam a nossa vida, são instrumentos de progresso e estão relacionados às ações praticadas nesta vida e em existências pregressas; as iniquidades cometidas resultam em experiências dolorosas nas reencarnações subsequentes. O Espírito Emmanuel (XAVIER, F. C. Fé e vida, cap. 4), esclarece que “o Socialismo cristão, à base do Evangelho de Jesus, que os grandes pensadores de todos os tempos, ainda não conseguiram compreender, será a fórmula governamental do futuro. Aquelas Lições divinas, de que foi teatro humilde a região do Tiberíades, serão as bases dos códigos do porvir. Os homens hão de encontrar dentro delas um sentido novo”.

Segundo vários historiadores, os governantes que tentaram implementar o Socialismo pela força, particularmente o Comunismo, fracassaram na melhora das condições de vida das suas nações e exterminaram mais de 80 milhões de pessoas. Leon Denis (Socialismo e Espiritismo, cap. 5), cita que “os revolucionários violentos, que pretendem fundar a ordem social no sangue e sobre ruínas, não passam de cegos e desgarrados. A harmonia social não pode se estabelecer senão sobre a justiça, a bondade, a solidariedade”. Na visão deste autor, “reprovo o Socialismo materialista que só semeia o ódio entre os homens, por conseguinte, permanece infecundo e destrutivo”. (obra citada, cap. 7). O Espírito Emmanuel (XAVIER, F. C. Emmanuel, cap. 27), cita que os governos fortes são fatores de decadência espiritual dos povos, não conseguindo trazer soluções satisfatórias aos problemas profundos que nos assolam. Em outra obra, Emmanuel (XAVIER, F. C. Coletânea do Além, cap. Pergunta e Resposta) cita que o “Comunismo ou Socialismo cristão não pode ser a anarquia e a degradação que observais algumas vezes em seu nome, significando, acima de tudo, a elevação de todos, na harmonia soberana e perfeita. Quando o homem praticar a fraternidade, não como obrigação imposta pelas justas conveniências, mas como lei espontânea e divina do seu coração, reconhecendo-se apenas como usufrutuário do mundo em que vive, convertendo as bênçãos da natureza, sendo as bênçãos de Deus, em pão para a boca e luz para o espírito, as forças políticas que dirigem os povos nortear-se-ão sem guerras e sem ambições, obedecendo aos códigos de solidariedade comum. Semelhante estado de coisas, porém, nunca será imposto por armas ou decretos humanos. Representará o amadurecimento da consciência coletiva na compreensão dos legítimos deveres da fraternidade e somente surgirá, no mundo, por efeito do conhecimento e da educação de cada indivíduo”.

Embora o Socialismo cristão seja viável em mundos felizes devido à fraternidade existente entre os seus habitantes, na Terra, atualmente, ainda é uma utopia. Todavia, estamos atravessando uma fase de transição planetária, com o nosso planeta prestes a deixar de ser um orbe de provas e expiações, através de sua promoção a mundo de regeneração, no qual predominará a bondade. O Espírito Emmanuel (XAVIER, F. C. O Consolador, questão-238), considera que a evangelização da alma coletiva, para a nova era de concórdia e de fraternidade, poderá efetuar-se, de modo geral, neste terceiro milênio. Após a completar a cristianização da Humanidade, a Terra poderá se preparar para vivenciar o Socialismo cristão.

______

Alvaro Vargas, engenheiro agrônomo-Ph.D., presidente da USE-Piracicaba, palestrante espírita

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima