Alessandra Freire
Piracicaba é um importante destino turístico, notadamente, nos segmentos de negócios, gastronomia e cultura. O desenvolvimento da atividade depende de ações de diversos setores, especialmente do poder público. A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), tem se empenhado na realização de ações e projetos que visam fomentar e qualificar o setor em parceria com diversos agentes e setores.
A importância das parcerias no desenvolvimento do turismo reside na capacidade de unir esforços, recursos e conhecimento para criar um ambiente mais sustentável e atrativo. Essa abordagem colaborativa favorece não apenas os negócios, mas também as comunidades locais e os visitantes, promovendo crescimento e benefícios para todos os interessados.
Parcerias sólidas ajudam a fortalecer o setor diante de desafios. No ano de 2023, projetos importantes foram realizados pelo Departamento de Turismo com o Sebrae e o Senac, por exemplo, como o Programa de Desenvolvimento do Trade Turístico e o curso de Agente de Informações Turísticas. Em 2024, essas atividades terão sequência com novos programas e cursos de qualificação.
A organização do Pedala Pira, que em 2023 reuniu mais de 700 ciclistas, conta com empenho de empresas e especialistas do setor, assim como de entusiastas do ciclismo. O Projeto Visite Piracicaba tem apoio de diversas instituições como a Associação de Moradores de Santa Olímpia, Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, Capela São Pedro, Palacete Monte Alegre e Museu da Esalq. Nas duas edições realizadas do projeto, mais de 500 pessoas tiveram oportunidade de conhecer e aproveitar os roteiros oferecidos pela Prefeitura.
A Associação de Moradores e Comerciantes da Rua do Porto (Amoporto), que assumiu recentemente a Casa do Artesão, tem promovido articulações para apoiar e desenvolver o turismo. O objetivo é que o espaço seja mais um local destinado a realização de eventos, cursos de qualificação, exposições e catalisador do fortalecimento da região.
A aproximação com o Arranjo Produtivo Local de Máquinas, Equipamentos e Serviços Industriais para Cervejarias (APLCERVA) e a Associação das Cervejarias da Região de Piracicaba (Piracerva), criada recentemente, resultou na criação da Rota Cervejeira de Piracicaba. O município apresenta enorme potencial para o segmento e deve se tornar referência no turismo cervejeiro, pois agrega a produção de equipamentos e inúmeras cervejarias. Associado ao roteiro foi lançado, também, o 1º Pira Beer Festival – Festival de Cerveja Artesanal, evento que reuniu mais de 8.000 pessoas.
É importante ressaltar que as parcerias realizadas pela Prefeitura extrapolam Piracicaba e englobam a Região Turística da Serra do Itaqueri, da qual fazem parte 15 municípios. Dentre os projetos realizados estão o Festival Gastronômico Delícias da Serra e o Circuito Serra do Itaqueri com 500 km de extensão.
Parcerias entre diferentes setores, como governo, empresas privadas, organizações não governamentais e comunidades locais, permitem a diversificação e expansão da oferta turística. Essa colaboração pode resultar na criação de novas atrações, eventos e roteiros que enriquecem a experiência do visitante e favorecem a troca de conhecimento e experiências. Obviamente, é necessário esforço e comprometimento, pois demanda diálogo contínuo com diversos setores e acomodação de diferentes e, e não raro, divergentes interesses. Sendo assim, a Semdettur tem se dedicado em fomentar e convergir as iniciativas que impulsionam e melhoram a qualidade dos serviços turísticos do Município.
_____
Alessandra Freire, diretora municipal de Turismo de Piracicaba