
Atendimento está prejudicado e vacinação está suspensa devido a quebra do refrigerador de imunizantes
A Unidade de Saúde da Família IAA 1 novamente foi alvo de vandalismo na madrugada de ontem (8). Bandidos entraram na unidade e furtaram a fiação elétrica, o que deixou a unidade sem energia e com o atendimento temporariamente prejudicado, já que os serviços de internet e telefonia também foram afetados. É a segunda vez no ano que a unidade é alvo de furto de fiação, a primeira ocorreu no dia 2/1.
De acordo com a coordenação da unidade, estão mantidos os procedimentos de enfermagem – como curativos, aferição de pressão arterial e aplicação de medicamentos, entre outros –, agendamento de consultas urgentes estão sendo encaminhados para as unidades mais próximas para confirmação da mesma no sistema; casos não urgentes terão consultas agendadas a partir de amanhã, 09/01, quando está prevista a normalização do serviço.
O atendimento segue suspenso na sala de vacinação desde o último dia 02/01, já que a geladeira de armazenamento dos imunizantes queimou e ainda está em manutenção; as vacinas foram recolhidas e enviadas para análise na Vigilância Epidemiológica Estadual.
O Departamento de Manutenção e Obras da SMS já faz os reparos necessários no local e a previsão é de retomada da normalidade do atendimento da USF IAA 1 hoje (9). A Guarda Civil já está intensificando o patrulhamento ostensivo na região, principalmente no período noturno, para coibir essa e outras modalidades de crime.
VEREADOR – O vereador Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PL), o Sérgio da Van, destacou que o furto de fios da rede elétrica levou à falta de energia e gerou desgaste físico e emocional nos funcionários, pelo fato de a unidade armazenar medicamentos e materiais que necessitam de refrigeração. Sérgio da Van entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Augusto Muzilli Jr., que designou equipe técnica para sanar o problema. “Precisamos criar estratégias efetivas para prevenir os estabelecimentos públicos de furtos e depredações”, ressaltou o parlamentar, acrescentando que até o final da tarde a unidade deve ter reestabelecida a energia elétrica e ter seu atendimento normalizado.