
Campanha será lançada no Festival Doamor, dia 11 de novembro; programação terá caminhada dia 28 de novembro, que marca o #DoaPira 2023
Pelo segundo ano consecutivo 24 instituições piracicabanas de acolhimento assistencial e social, de apoio à saúde e de atividades educativas para adultos, crianças, idosos e pessoas com deficiência se uniram para a campanha Dia de Doar 2023, que acontecerá em novembro. É uma mobilização que acontece em diversos países com o objetivo de promover a solidariedade entre as pessoas.
A novidade deste ano é a programação ampliada em relação às atividades de 2022. O lançamento da campanha acontecerá durante o Festival Doamor, evento cultural que será promovido no dia 11 de novembro, das 10h às 22h30, no Lar dos Velhinhos. Já estão confirmadas apresentações artísticas das entidades que integram a campanha e também da cantora Julia Simões e do grupo Londrinos.
O festival terá ainda Feira de Artesanato, Food Trucks, barracas de comidas típicas organizadas pelas entidades, espaço para as crianças, além de ser um evento amigo dos animais (pet friendly) – as pessoas podem participar e passear com seus pets. Ainda haverá sorteios de prêmios e muita diversão.
A entrada no festival é gratuita e os organizadores contam com diversos apoios para a promoção do evento e da campanha, como do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), Secretaria Municipal de Ação Cultural (Semac), Sicredi, Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Associação de Famílias de Rotarianos de Piracicaba (Afrop) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 8ª Subsecção Piracicaba, que terá um estande no festival para prestar orientação jurídica.
SOLIDARIEDADE COM TECNOLOGIA — Neste ano, as doações já podem ser feitas em uma conta que recebe transferência por PIX. Os piracicabanos solidários já conseguem fazer as transferências em uma conta única. Todo o valor arrecadado será destinado às 25 entidades que integram a campanha #DoaPira 2023. Esse evento solidário acontece em 90 países.
Para doar por PIX a partir de R$ 5,00, basta indicar na chave do seu aplicativo bancário o e-mail: [email protected] ou o CNPJ 47.932.942/0001-71 da Associação das Famílias dos Rotaryanos de Piracicaba. Para doar com depósito em conta, os dados são: 748 – Banco Cooperativo Sicredi, Agência 0718 e conta 44.089-9, também com razão social da Afrop. Cartazes e panfletos com o QR Code para doação também estão disponíveis em toda a cidade. (Veja nesta página).
Para os organizadores da campanha, Ana Lúcia Amstalden e Rogério Farias, o evento proporcionou a união das entidades pelo trabalho em conjunto e para conscientizar a população a colaborar sempre. “Quem doa ajuda muito. A maioria das pessoas não faz ideia da importância do ato de doar, desde recursos financeiros e materiais até tempo para visitas ou ações de interação com os usuários das entidades. Percebemos no ano passado, quando as entidades participaram da primeira caminhada com os seus atendidos, que a população desconhece quem são os verdadeiros beneficiados”, comentou Ana Lucia Amstalden.
CAMINHADA — Por esse motivo, neste ano haverá novamente a caminhada. Ela vai acontecer em 28 de novembro – Dia de Doar – com concentração na Estação da Paulista a partir das 8h30, com descida pela rua Governador Pedro de Toledo e chegada prevista na praça José Bonifácio por volta das 10h.
É um momento de visibilidade e demonstração do trabalho das entidades e qual o público que elas atendem, contribuindo para a inclusão, a melhora da qualidade de vida e a igualdade de direitos dos usuários.
Concluídos os eventos, uma solenidade de encerramento será promovida na Acipi, no dia 5 de dezembro, para a entrega dos cheques simbólicos às entidades e agradecimento aos apoiadores e patrocinadores, conforme Farias.
As instituições participantes
Espaço Pipa
Avistar
Funjape
Crami
Casa do Bom Menino
Casa do Hip Hop
Apaspi
Educando Pelo Esporte
Lar dos Velhinhos
Fios do Bem
Cantinho da Vovó Sônia
CADA – Casa Dia
APAE
Ceacan
Caphiv
Auma
Associação Presbiteriana
Passo a Passo
Cesac
Centro de Reabilitação
Casa do Amor Fraterno
Lar Escola
Afrop
ONG Casvi
Hemonúcleo (o órgão não recebe doações em dinheiro, mas conta com a solidariedade dos doadores de sangue para ajudar a salvar vidas).
No ano passado, na primeira campanha, foram reunidas e beneficiadas 17 entidades. Neste ano, são 25 que contam com a solidariedade dos piracicabanos. Doar muda vidas!
Festival Doamor: a programação
12h — Abertura com desfile da Bateria do Centro de Reabilitação.
12h20 — Apresentação Cesac: Canto dos idosos.
12h30 — representantes das instituições: Funjape, Fios do Bem, Lar dos Velhinhos.
12h40 — Apresentação Passo a Passo: Dançando na Chuva.
12h50 — Apresentação Casa do Amor Fraterno: Dança.
13h — Representantes das Instituições: Apaspi, Casa Dia, Casa do Bom Menino.
13h10 — Apresentação Educando Pelo Esporte: Coral
13h20 — Representante da Instituição: Hemonúcleo.
13h30 — Apresentação Espaço Pipa: Musical.
13h40 — Representantes das Instituições: Crami, Vovó Sônia.
13h50 — Apresentação Presbiteriana: Dança.
14h — Representantes das Instituições: Caphivi, Avistar, Ceacan.
14h10 — Apresentação Apae: Capoeira.
14h20 — Representantes das Instituições: Auma, Casvi, Lar Escola, Afrop.
14h30 — Apresentação Casa do Hip-Hop: Dança Urbana e Samba Rural.
14h40 às 16:00 – Música ambiente – haverá missa na capela do Lardos Velhinhos
16h às 18h — Show com Júlia Simões.
18h30 às 20h — Sorteio, agradecimentos, brincadeiras, chamadas para doações, Dj.
20h — Show com Os Londrinos.
22h – Encerramento do Festival Doamor.