Projeto de lei apresentado pelo vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, e em tramitação na Câmara obriga a empresa concessionária do transporte coletivo público municipal a disponibilizar o pix entre as formas de pagamento da passagem de ônibus.
O parlamentar afirma que a medida já é adotada em municípios do país para “facilitar a vida do cidadão e ampliar a segurança dos operadores do sistema”. Ele argumenta que, havendo menor circulação de dinheiro em espécie, “diminuirá a incidência de assaltos no transporte coletivo”.
“A iniciativa é de extrema relevância e pode trazer inúmeros benefícios para a população, tendo em vista que essa ferramenta de pagamento tem se popularizado cada vez mais por sua praticidade e rapidez”, diz o autor do projeto de lei 154/2023, já com parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.
“Precisamos nos adaptar e possibilitar que as novas tecnologias, como o pix, estejam à disposição da população, pois, nos dias atuais, essa ferramenta tem trazido mais agilidade na realização de pagamentos de qualquer natureza”, reforça o vereador.