Piracicaba Sem Papel, o que esse projeto representa?

Telma Trimer de Oliveira Pereira

Nos últimos meses muito tem se falado do projeto Piracicaba Sem Papel, já divulgamos em diversos meios de comunicação os seus benefícios, que são inúmeros é verdade, pois quando se trata de diminuir o uso do papel no dia a dia do serviço público, de imediato temos uma economia concreta, toneladas de papel não utilizadas e todos os insumos envolvidos na sua cadeia produtiva, como milhões de litros de água, centenas de árvores poupadas, energia, tinta de impressora, entre outros.

Falamos também sobre os benefícios não mensuráveis, como a transparência e a segurança dos processos, documentos digitais são invioláveis, padronizados e legíveis, garantindo acompanhamento em tempo real do interessado. Documentos digitais não ocupam espaço físico e não correm o risco de deterioração nos abarrotados arquivos municipais.

Os ganhos também são notados com a agilidade no atendimento ao munícipe na entrada de documentos no sistema, o portal online atende 24horas por dia, 7 dias por semana o que dá ao cidadão a possibilidade de fazer os seus requerimentos no seu tempo disponível, sem a necessidade de atendimento presencial e impressão de documentos, o que também gera economia de tempo e dinheiro ao contribuinte.

Outro ponto positivo é a eficiência e a automatização dos processos digitais, eles não circulam em elevadores e nem transitam de carro, vão direto ao seu destino em segundos. Uma vez incluído no sistema, todos os procedimentos deixam rastros pelo caminho, sabemos por onde andou, onde parou e por que não prosseguiu. Os assuntos se transformam em estatísticas e nos permite avaliar onde estão as nossas deficiências e o porquê não se chegam ao destino, o que nos permite avaliar as melhores rotas.

Conhecendo um pouco mais desse projeto e entendendo a sua dimensão e complexidade numa Prefeitura ainda muito analógica não tenho dúvidas em afirmar que ele representa uma transformação no mínimo importante, daquelas que alteram toda a nossa forma de entender os procedimentos e encarar o dia a dia, estamos sim num processo de transformação digital que envolve o serviço público e a sociedade de forma geral.

Transformação essa que já não era sem tempo, mas que quando chega estremece as nossas estruturas e nos faz aprender tudo desde o início, e o ter que aprender, num primeiro momento, gera indignação, insegurança e até constrangimento, mas também pode gerar grande satisfação quando sentimos que estamos indo em frente, conseguindo entender os mecanismos e aceitar que muitos ajustes precisam ser feitos e que todos nós estamos construindo algo novo, que servirá de base para o futuro.

Nesse momento estamos comemorando 2 meses de Piracicaba sem Papel, um projeto que nasceu em 2021 com a proposta do prefeito Luciano Almeida em trazer a modernização no âmbito da administração municipal, tivemos um longo planejamento, que talvez não tenha sido o mais perfeito, mas acredito que o mais corajoso, pois promover uma mudança tão significativa em tão pouco tempo é louvável e motivo de alegria para todos os envolvidos.

Toda a administração está comprometida com o projeto que já é uma realidade, estamos na fase inicial e esse alicerce que construímos vai nos permitir evoluir e oferecer aos servidores públicos e a todos os cidadãos um serviço público mais eficiente, seguro e transparente.

Quando me perguntam se o projeto é duradouro, com certeza digo que sim, pois “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” (Albert Einstein).

_______

Telma Trimer de Oliveira Pereira, servidora pública há 26 anos, especialista em gestão pública municipal e atualmente exercendo o cargo de Secretária Municipal de Finanças

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima