José F. Höfling
WWF-Brasil completa 27 anos de ação somente no Brasil. Desde o seu início, esta entidade tem se pautado por inúmeras ações em prol da natureza, meio ambiente e a vida neste País, pensando em um futuro melhor para os que virão viver neste país de natureza farta, imensa diversidade animal e vegetal, assim como a terra para plantar dentro das premissas de não destruição e conservação de nossas matas e rios que permeiam este país de grandeza incomparável.
Durante todos esses anos, inúmeros foram os desafios, particularmente provenientes da ganância econômica a toda prova. Mas muito se tem que comemorar e celebrar graças à ação de visionários do bem que colocam o todo, o coletivo acima de seus interesses pessoais, tudo isso também graças ao apoio de muitos que se solidarizam com o bem coletivo e princípios morais. Tem sido possível não somente propor como também materializar a implementação de painéis solares em regiões de falta de energia; um combate extenso ao fogo e ao desmatamento das florestas, particularmente permitida e estimulada por governos anteriores criminosamente; construção de cisternas para captação de água em regiões de escassez desse recurso fundamental para a sobrevivência humana, conjuntamente com conservação de leitos e cabeceiras de rios, somada à restauração de biomas e ecossistemas, tudo isso levando-se em conta a luta por uma justiça socioambiental em defesa dos direitos dos povos indígenas e tradicionais, além da proteção dos oceanos e outras em conjunto com demais entidades como o Green Peace.
Temos que nos orgulhar desta entidade ser uma organização de sociedade civil brasileira sem fins lucrativos que tem como missão defender a vida e a degradação ambiental, promovendo um futuro mais justo para todos, no qual a sociedade e a natureza vivam em harmonia. Todos aqueles que acompanham e fazem parte dessa história de transformação, estão juntos lutando para construir um futuro sustentável, graças à união, o respeito e na celebração da diversidade da natureza e do ser humano. Em adição, estaremos trabalhando para proporcionar a cada um de nós, nossos filhos e netos um planeta saudável para viver.
Infelizmente, no Brasil, nos últimos anos, acontecimentos políticos equivocados enfraqueceram a fiscalização de crimes ambientais e estimularam as violações de direitos humanos, mas felizmente a sociedade reagiu. Esta entidade acompanhou de perto todo esse cenário e entrou em cena com toda potência para impedir retrocessos legais e combater danos aos territórios indígenas, às comunidades tradicionais e à natureza. Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal foram os que receberam os maiores cuidados, cujos resultados foram animadores e encheram de esperança para o futuro.
O futuro dependerá da continuidade desses movimentos e juntos avançarmos ainda mais na conservação socioambiental. Afinal, não fazemos nada sozinhos e sim coletivamente, na procura de um Brasil melhor. O que podemos fazer? Respeitar a natureza, e tudo aquilo que nos cerca, reservando um pouco de nossa energia para o coletivo, não contribuindo para a contaminação de rios e lagos, reciclando e atuando positivamente, de modo geral, para o bem social. Viva o Brasil e a Democracia!
_____
José F. Höfling, biólogoa, FOP-Unicamp