Gregório José
Segundo levantamento mundial feito pela Mintel, empresa de pesquisa de consumos em nível internacional, 51% dos consumidores globais acreditam que seu país está sofrendo com as mudanças climáticas, contra 44%. Os dados foram divulgados agora pelo instituto principalmente com a retomada, por ecoativistas em ruas e vias das grandes cidades para chamarem a atenção da população.
Essas intervenções que levam a bloqueios de vias e campanhas maciças chamando a atenção dos veículos de comunicação, principalmente os ligados à esquerda mundial levou a 46% dos consumidores globais preocupados com questões ambientais.
Ao contrário do que previam, a poluição plástica está fora das três principais preocupações ambientais apontadas. A que mais chamou a atenção foi quanto à escassez de água para 35% no globo. Os números no México (26%), Espanha (25%) e França (20%), enquanto empata em primeiro lugar com a própria mudança climática no Brasil (16%) e na Itália (20%).
A mudança climática continua sendo a preocupação ambiental número um do mundo. A proporção de consumidores globais citando a mudança climática como uma de suas três principais questões ambientais é de 47% em 2023, acima dos 39% em 2021.
No geral, a proporção de consumidores em todo o mundo que acredita que seu país está sofrendo com as mudanças climáticas é agora a maioria (51%), acima dos 44% em 2021. No entanto, a opinião varia entre as regiões. Menos da metade dos consumidores do Reino Unido (42%) e dos Estados Unidos (46%) acredita que seu país sofre com as mudanças climáticas, aumentando para 56% dos alemães.
Os ecoativistas causam grande impacto e até mesmo são vistos como manifestantes legítimos em muitos mercados. Em muitos lugares são vistos como educadores, principalmente nos mercados da Ásia-Pacífico e da América Latina. Com a presença deles, consumidores adotam uma visão mais informada, considerada e holística desses impactos.
Quando questionados sobre o que os encorajaria a considerar a compra de produtos mais responsáveis, 41% dos consumidores pesquisados disseram que procuram uma pontuação do impacto ambiental do produto (por exemplo, código de cores, pontuação de 1 a 5), destacando a conveniência de um código de cores no estilo Nutriscore sistema de rotulagem de impacto
Apenas 34% dos consumidores globalmente concordam que o país onde vivem oferece incentivos financeiros suficientes para instalar novas inovações energéticas em suas casas (por exemplo, subsídios para instalar bombas de calor, isolamento ou painéis solares).
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Gregório José, jornalista, radialista, filósofo