Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho
Como já escrevi anteriormente alguns dos efeitos relacionados ao consumo do álcool são a euforia e o bem-estar. O que para alguns pode significar um comportamento agressivo e potencialmente perigoso.
Por exemplo, você está em um bar com amigos curtindo aquela merecida cerveja, quando por algum motivo estúpido (sempre é) alguém resolve que precisa brigar com você. Como seria a melhor maneira de se defender? Ou ainda, dos objetos disponíveis, com o qual haveria mais danos ao atingir, por exemplo, sua cabeça?
Apesar de ser da opinião de que o desperdício de cerveja é um crime independente do motivo, esta é uma pesquisa importante na área de Medicina Legal. Acho que todos já viram em séries do gênero investigadores tentando remontar a cena de um crime a partir de elementos encontrados em análises laboratoriais e anatomopatológicas.
A resistência das garrafas foi testada utilizando-se uma drop-tower (um aparato no qual alguns pesos são derrubados em materiais para testar suas propriedades). As garrafas foram colocadas em uma placa de madeira sobre argila para simular a dispersão do impacto no crânio e no cérebro.
De qualquer maneira, eu acho que, se é para dividir uma garrafa de cerveja cheia com alguém, que seja servindo copos vazios. Porém, se aquele brutamonte mal encarado vier em sua direção e você não tiver para onde correr, ter uma garrafa de cerveja cheia por perto pode te dar alguma vantagem (ou pelo menos descontar parte da desvantagem).
Só para terminar briga de bar é muito perigoso. Sempre que por acaso começar um atrito em bar o melhor a fazer é fechar a conta e ir embora, pois com mais de 35 de trabalho como médico de plantão em serviços de urgência saiba que briga de bar é muito perigoso e geralmente é por motivo fútil… Bom dia a todos.
_______
Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho, médico