Vicente Paulo da Silva
O Presidente Lula realizou um balanço dos seis primeiros meses de seu governo nesta terça-feira (13/06) através de live transmitida pelo Canal do PT no Youtube. A avaliação foi feita no primeiro programa semanal “Conversa com o Presidente”. Durante a transmissão, em nova forma de comunicação entre o chefe do governo e a população, Lula foi entrevistado pelo jornalista Marcos Uchôa e abordou diversos temas.
Lula ressaltou os feitos de seu governo, que recebeu um país desmantelado. Falou dos aumentos do salário mínimo, e se comprometeu com que o aumento real seja sucessivo, ressaltou o retorno do Minha Casa Minha Vida, cuja prioridade voltou ser a faixa 1, voltada a famílias mais pobres. “Só para você ter uma ideia, Uchôa, nós encontramos 14 mil obras paradas; só na educação são 4 mil obras paradas. No Minha Casa, Minha Vida, são milhares de obras que ficaram paradas […]” disse o presidente, que quer entregar o país ainda melhor do que entregou em 2010, quando terminou o mandato com aprovação recorde de 87% da população brasileira, em claro reconhecimento ao êxito extraordinário de seus dois governos.
“Já sabemos o que fazer daqui para frente, nós sabemos que temos que fazer muito mais do que fizemos em qualquer outro mandato que tivemos, porque precisamos reconstruir o Brasil”, afirmou Lula, que pretende retomar o investimento público em infraestrutura como forma de incentivar a produção econômica. Lula inclusive criticou a exigência da União Europeia em impor ao Brasil cláusulas que incidiriam nas compras governamentais brasileiras, como também se disse contrário à possibilidade de sansões em caso de descumprimento das metas ambientais. Apesar dos entraves, Lula se mostrou otimista sobre um final breve e exitoso para as negociações entre o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
Lula defendeu a necessidade da Reforma Agrária, discorreu sobre segurança alimentar, sobre a importância de o país possuir um estoque regulador de alimentos e reforçou seu compromisso em fortalecer a agricultura familiar e fornecer estrutura aos pequenos e médios produtores. Entretanto, o presidente afirmou não haver incompatibilidade entre o pequeno e o médio produtor e o grande, “O Brasil precisa dos dois”, sintetizou.
O Brasil superou expectativas e o PIB cresceu 1,9% no primeiro trimestre. O dólar recuou e atingiu o menor patamar desde junho de 2022. A geração de empregos com carteira assinada também cresceu acima da expectativa, com saldo positivo de mais de 500 mil vagas, segundo o CAGED. As reservas internacionais aumentaram em UU$ 15 bi. O preço dos combustíveis caiu. Diversos acordos internacionais foram fechados, que somados, superam os US$ 60 bi. O Brasil está de volta aos trilhos e segue firme no rumo do crescimento e da distribuição de riquezas, ainda que parte do Congresso Nacional e do Banco Central esteja tentando remar contra o país, vendendo uma receita fracassada. Esse pensamento está superado e foi enterrado nas urnas pelo povo brasileiro no ano passado.
______
Vicente Paulo da Silva, Vicentinho, deputado federal pelo PT, advogado e professor de Direito