José Osmir Bertazzoni
No mês de julho sempre temos um encontro marcado com aquele friozinho amado. Digo amado porque algumas coisas que gostamos é bem melhor no frio. Por exemplo: aquela feijoada suculenta; ou o pinhão cozido acompanhado de um bom vinho; fondue de queijo e vinho quente; quentão com cachaça e tantas mais iguarias que se escondem o ano todo e se revelam magnificamente no inverno.
Já dizia Machado de Assis “Nada dura para sempre; nem a felicidade nem o infortúnio”. Creia, meus queridos leitores, nem o frio e nem o calor é infinito. Logo, temos que aproveitar as oportunidades e buscarmos o melhor de cada estação do ano.
Piracicaba está ladeada por um complexo denominado geologicamente de “cuesta” que conhecemos como Serra do Itaqueri. Neste mundo tão próximo existem muitas oportunidades para a acalentar os corações no inverno sem muitas viagens; complexo da “cuesta” do Itaqueri envolve muitas cidades, dentre elas São Pedro, Águas de São Pedro e Brotas onde o frio é mais intenso e as acomodações de hotéis e seus serviços são referência para diversão e entretenimento.
Lógico que temos outras cidades importantes que podem servir para um excelente passeio de inverno no Itaqueri: Águas de São Pedro, Analândia, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha. Estas cidades são acolhedoras e de uma população atenciosa e muito educada.
A região turística da “Serra do Itaqueri” é uma das mais belas no Estado de São Paulo, onde encontramos uma oferta turística ampla: turismo cultural, de saúde, de natureza, de eventos, de aventura e gastronômico.
Uma das sugestões de visita é o Morro do Cruzeiro na instância de Analândia, uma região rica em diversidades e propícia para quem gosta de montanhismo, o Pico do Cruzeiro tem 250 metros de altitude dos quais 50 metros são de formação vertical.
Águas de São Pedro tem por referência o “Spa Thermal Doutor Octávio Moura Andrade”. O poder de remissão de dores e doenças por meio dos banhos com a água sulfurosa (Fonte Juventude) atrai a atenção de turistas do mundo todo. Há uma grande variedade de serviços e tratamentos: massoterapia, estética facial e corporal, sauna, inaloterapia com águas sulfurosas.
O “Parque dos Saltos em Brotas”. Além de demonstrar toda a imponência do rio Jacaré Pepira, ele oferece uma linda paisagem à disposição de todos que gostam de um circuito de águas radicais. São várias quedas em sequência em meio a uma margem com mata ciliar verde.
Nosso Rio Corumbataí. É um curso d’água de muita beleza e importância regional. Ele divide a cidade de Corumbataí ao meio, sendo perfeito para banho e recreação. Além de uma grande atração para momentos de lazer, o Rio Corumbataí faz parte do projeto Geopark Corumbataí (ou Geoparque Corumbataí). Este é um projeto de implementação de um Geopark Global da UNESCO na região da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí no estado de São Paulo. O patrimônio geológico do Geopark Corumbataí inclui rochas, cachoeiras, pinturas rupestres, fósseis, artefatos arqueológicos, mirantes, além de um dos maiores aquíferos do mundo, o Sistema Aquífero Guarani.
Para quem não conhece, existem muitas atrações nesse complexo da natureza em nossa região, nossa recomendação é fazer um “tour” pela cidade de Charqueada, subir a serra e seguir caminho até a cidade de Itirapina, vislumbrar uma das mais lindas obras da natureza, o Morro do Fogão. Este morro consiste em um mirante natural no ponto mais altos da Serra de Itaqueri, com 1.100 metros de altitude e um desnível de 450 metros de belíssimo visual. O morro fica a 26 km da cidade de Itirapina, sendo um destino perfeito para aventuras e contato com a natureza.
Não vou esgotar neste texto todas as atrações que temos nesse complexo denominado geologicamente de “cuesta”, procurei apenas fazer uma breve seleção de pontos turísticos em nossa região muito interessante neste período de frio.
______
José Osmir Bertazzoni, jornalista e advogado