Paula Filzek
Os profissionais de assistência social e psicologia desempenham um papel fundamental na sociedade civil, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento saudável das pessoas, além de desempenharem um papel fundamental no funcionamento dos benefícios sociais. Muitas pessoas inseridas em contextos de pobreza e dificuldades financeiras não têm acesso à informação. Seja sobre cuidados de higiene, com a saúde e/ou noções sobre seus direitos como cidadãos.
Com isso, é natural que a condição se agrave. O Serviço Social cumpre com a proposta de ajudar a disseminar informações claras, objetivas e úteis a essa parte da população. É uma forma de conscientização, para que o indivíduo volte a se reconhecer como pessoa íntegra e parte de uma sociedade. O assistente social contribui para garantir que eles saiam desse cenário de vulnerabilidade. Faz acompanhamento com famílias, direciona matrículas na escola, e faz todo um trabalho psicológico com os envolvidos.
Eles trabalham em conjunto para fornecer apoio emocional, psicológico e prático para os indivíduos e famílias que dependem de benefícios sociais, e das diversas funções que eles possuem, umas das mais relevantes são com relação a avaliação e triagem, com a identificação e a realização de avaliações detalhadas das necessidades dos beneficiários, eles, ainda, identificam os desafios enfrentados pelas pessoas, como problemas de saúde mental, violência doméstica, abuso de substâncias, desemprego, falta de moradia e outros problemas sociais. Essa avaliação e triagem ajudam a determinar quais benefícios são mais adequados para cada caso, e os tipos de encaminhamentos, para outros serviços, são possíveis fazer para cada indivíduo e grupo familiar, além da orientação com a burocracia envolvida para cada caso.
Com relação ao suporte emocional e aconselhamento, que também é extremamente relevante, que há também determinado grupo de pessoas e famílias que estão enfrentando dificuldades emocionais e psicológicas significativas, para ajudar os beneficiários a lidar com o estresse, a ansiedade, a depressão e outros problemas de saúde mental. Esse suporte é essencial para melhorar a qualidade de vida e ajudar as pessoas a recuperarem sua autonomia.
Outro ponto, que não poderia deixar de citar, é com relação a intervenção em crises, em situações como casos de abuso, negligência, violência doméstica ou suicídio. Eles trabalham em estreita colaboração com outros profissionais, tais como equipes de emergência e autoridades competentes para garantir a segurança e o bem-estar dos beneficiários em situações urgentes.
E para a finalização dos passos acima, esses profissionais após o encaminhamento, ou pedido de algum benefício assistencial, ou ainda, para suporte permanente de famílias ou comunidade, eles podem fornecer acompanhamento contínuo para garantir que as necessidades dos beneficiários sejam atendidas de forma adequada. Eles monitoram o progresso das pessoas, fazem visitas domiciliares, oferecem suporte durante a transição para a independência financeira e auxiliam na resolução de problemas que possam surgir ao longo do caminho. Eles fornecem suporte holístico e personalizado, garantindo que os beneficiários recebam não apenas assistência financeira, mas também cuidado emocional e orientação prática para enfrentar os desafios que enfrentam em suas vidas.
De forma sucinta, os profissionais de assistência social e psicologia são essenciais para o funcionamento efetivo de uma sociedade, assim como para a efetiva destinação dos benefícios sociais.
_________
Paula Filzek, advogada, sócia fundadora do escritório Rocha & Filzek Sociedade de Advogadas, vice-presidente do PDT de Piracicaba