O médico tem que usar branco?

Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho

Antes de responder e dentro de muitas controvérsias, branco e preto não são cores, o branco resulta da somatória de várias faixas de ondas eletromagnéticas que possuem diversas tonalidades de cores vindas do espectro solar, preto ou negro significa ausência de cor, como por exemplo, qual a cor que se demonstra no fenômeno do eclipse solar, a escuridão total que é preto e significa ausência de luz solar igualmente ocorre nos fundos abissais dos oceanos.

Pensem nas flores brancas do lírio, do copo de leite, da margarida, da dama da noite, da camélia, cantadas em prosa e verso por Alexandre Dumas e por Verdi (A Dama das Camélias e La Traviata); Branco, puros cândidos, daí o termo candidato, nos dias de hoje um paradoxo, branco é a pomba da paz e o vestido da noiva; branco são os cabelos que merecem respeito; mas, chega! E o que tudo isso tem haver com o porquê o medico deve usar branco; A resposta é nada. Conforme está no artigo do Dr. Martorelli Filho “Há pouco tempo, em termos científicos, o mundo microscópico era desconhecido. Os médicos não usavam branco, quem já não viu o quadro pintado por Rembrandt A lição de Anatomia do Dr. Tulp-1632, professor e alunos, todos vestiam roupas pretas; mas em 1850, o Dr. Semmelweis, observou nos hospitais de Viena que as infecções causadas nos partos feitos pelos médicos e com altíssimo grau de infecção em relação aos partos feitos por parteiras, pois estas lavavam as mãos com sabão antes do parto; fato marcante dentro da medicina, que lavar as mãos antes de procedimentos obstétricos e cirúrgicos reduziram a morbiletalidade de 25% para menos de 2%.

Por volta de 1880, com os estudos de Louis Pasteur, ficou demonstrada a ação dos agentes microbianos em infecções e a limpeza tornou-se obrigatória. Assim, nada melhor que o branco para demonstrar respingos de sangue, urina, vômitos e fezes na roupa dos esculápios, ou seja, médicos e todos que trabalham na área da saúde, os médicos começaram a usar aventais e roupas brancas como uniforme de trabalho em seu dia a dia.

Conheço médicos que só têm roupas brancas, até para seu convívio social e inclusive para dormir. Sinto muito, mas é assim que funciona, não é possível usar roupa branca no trabalho por mais de um dia, sempre tem que ser trocada, o uso do uniforme branco pelo facultativo e outros profissionais relacionados à saúde teve sua criação dentro da mais nobre das profissões.

E a vestimenta branca com a prosaica finalidade de servir como contraste para evidenciar a sujeira; nada de pureza, singeleza, nobreza, soberba ou vaidade, simplesmente respeito e beneficio á saúde dos pacientes.

O medico ainda sempre deve usar branco, seja roupas brancas ou avental branco que cubra todos as suas vestimentas coloridas, a profissão de esculápio, facultativo, doutor e médico, todos sinônimos da linguagem denotativa, sempre devem apresentar-se limpo e de roupas brancas, mesmo que existam controvérsias e respeitando-se exceções dentro da razão e bom senso.

______

Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho, médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima