Euclidia Fioravante
Como secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba, escrevo este texto com o objetivo de destacar a importância do trabalho das assistentes sociais no Sistema Único de Assistência Social de Piracicaba. Justifico que escolhi escrever este texto utilizando o pronome feminino para me referir às assistentes sociais, uma vez que é necessário valorizar um trabalho desenvolvido, em sua grande maioria, por mulheres. Essa profissional é fundamental na luta pela consolidação dos direitos da população, na redução das desigualdades sociais e na promoção de uma sociedade mais democrática, justa e igualitária.
A história da assistência social remonta às primeiras formas de caridade e ajuda aos mais necessitados, que surgiram em sociedades antigas como as da Grécia e Roma. No entanto, foi somente no século XIX, com o surgimento do capitalismo e das condições precárias de vida nas cidades industrializadas, que a assistência social passou a ser vista como uma responsabilidade do Estado. No Brasil, a assistência social foi inicialmente desenvolvida por instituições religiosas e de caridade, mas a partir da Constituição de 1988 ela foi reconhecida como um direito social e passou a fazer parte do sistema de proteção social do país. Com a criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em 2004, a assistência social ganhou uma estrutura organizada e integrada, com a participação de diferentes atores da sociedade na sua gestão e execução.
Quero destacar que a atuação das assistentes sociais é fundamental para a garantia do acesso a direitos básicos da população e sua atuação está presente em diversas políticas públicas, tais como, assistência social, saúde, educação, moradia, alimentação, trabalho, renda, entre outras. Seu trabalho visa proteger e promover os direitos humanos, a promoção da igualdade de gênero e da diversidade cultural, na luta contra a violência e o preconceito, e em diversas outras áreas que visam a construção de uma sociedade com múltiplas formas de expressão e intervenção. A assistente social atua no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como uma das principais profissionais responsáveis por desenvolver ações e programas que visam garantir o acesso a direitos socioassistenciais e promover a inclusão social de indivíduos, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. Suas principais atividades incluem o acolhimento, orientação e encaminhamento das demandas sociais, o acompanhamento de casos, a realização de visitas domiciliares, a elaboração de projetos sociais e a articulação com outros órgãos e serviços da rede de proteção social.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba conta em seu quadro de funcionários, com 44 assistentes sociais que ao lado de outros profissionais, como psicólogos, sociólogos, administrativos, serviços gerais, entre outros, atuam diretamente no atendimento à população do município. Além disso, contamos com uma série de serviços, programas e projetos, executados em parceria com o terceiro setor, também composto por essas profissionais. Tenho buscado trabalhar efetivamente pela ampliação das equipes de profissionais da secretaria, bem como, valorizar e reconhecer a importância dessa categoria para a sociedade. Hoje, tenho a honra em atuar, direta e indiretamente, com uma equipe de profissionais competentes, dedicada e comprometida, que atua diariamente para promover o bem-estar social e a inclusão de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social em Piracicaba.
No último dia 15 de maio comemoramos o Dia do Assistente Social em virtude do decreto 994/62 que regulamenta a profissão e cria os Conselhos Federal e Regional, e assim parabenizo todas as assistentes sociais pelo seu empenho e dedicação e reafirmo o compromisso da Smads em apoiar e fortalecer essa importante profissão.
______
Euclidia Fioravante é Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads)