O Galo da Paulista

Alex Madureira

 

Piracicaba começou a construir uma das suas mais importantes histórias comunitárias, com a fundação do Jaraguá Futebol Clube, em 3 de maio de 1942, o também conhecido “Galo da Paulista”, escolhido em 1960 cono o clube mais simpático da cidade, tempos em que um dos limites de Piracicaba era a Praça Takaki, a partir da qual surgiu o bairro. De lá para cá, foram decorridos 81 anos e o futebol assegurou grandes conquistas para o bairro, como times aguerridos disputando nossos campeonatos amadores, com grandes conquistas. Revelou nos anos 1970 também muitos jogadores para o time do coração de nossa cidade, o nosso XV de Novembro, como Foguinho, Peu, Nelsinho, Carreta, Edivelte, Tutu, Nestor, entre outros.

Do ponto de vista etimológico, que estuda as origens e da evolução dos termos e palavras, Jaraguá pode significar tanto o nome de uma espécie de gramínea, como na língua Tupi tem o significado de Gruta do Senhor, Guarda do Vale ou Senhor dos Vales. O primeiro campo foi construído numa área farta em gramíneas Jaraguá, de origem africana, utilizada para alimento do gado bovino que se espalhava pelas paragens de então, onde posteriormente construiu-se a empresa Alvarco.

São pouco mais de 36 ruas e avenidas, com nomes diversos e destacados para a cidade de Piracicaba, como Avenida Abel Pereira, importante empresário da construção civil na localidade; Avenida 9 de julho ou rua MMDC, que homenageiam a revolução constitucionalista de 1932; rua Madre Maria Teodora; rua Baroneza de Rezende, ruas Botucatu e Capivari, cujas estradas começavam antigamente na divisa do bairro, que hoje conta com aproximadamente 10 mil moradores, dos quais 20% jovens e 8% idosos, e cresceu de forma importante, ordenada, com grande rede de serviços, estabelecimentos comerciais, boas escolas e unidades de saúde, diante de uma Piracicaba com seus pouco mais de 434 mil habitantes atuais.

Benjamin Bento é o atual presidente e Norian Jorge Passarini, vice, sucessores de José Roberto de Brito Leite, que presidiu o clube por 42 anos, e foi presidente da Liga Piracicabana de Futebol Amador por 28 anos, e hoje é homenageado com o nome do estádio do bairro, reinaugurado em 8 de dezembro de 2013 e ao seu lado, o ginásio municipal de esportes “Dirceu de Toledo”. Teve, nos anos 1960, ilustres piracicabanos a dirigi-lo, como o então presidente de honra, o ex deputado federal e ex secretário estadual de cultura, Pacheco e Chaves; tendo como presidente João Sabino Barbosa; como vice, Romeu Gomes de Oliveira, da empresa Rodomeu, entre outros piracicabanos, fortemente identificados com o bairro.

No sábado dia 6 de maio, a partida comemorativa entre os veteranos do Jaraguá e a equipe Masters do XV, terminou com o placar de 1 a 0 para o XV.  Devido a compromissos naquele dia lá na Assembleia Legislativa, em São Paulo, não pude participar dessa vez. Mas no ano passado, vesti a camisa do Jaraguá e arrisquei meus chutes e passes no gramado de tantas histórias e acontecimentos esportivos. Mas externo, neste artigo, meus cumprimentos e votos de gratidão aos dirigentes, atletas, ex-atletas e, em especial, à comunidade onde o “Galo da Paulista” canta mais alto e forte.

______

Alex de Madureira, deputado estadual pelo PL, corregedor da Alesp

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima